Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Atletismo

Alison dos Santos bate recorde sul-americano nos 400m com barreiras na Liga Diamante

Aos 21 anos, ele considerado uma das apostas da nova geração nacional

Alison dos Santos, aposta da nova geração do atletismo brasileiroAlison dos Santos, aposta da nova geração do atletismo brasileiro - Foto: Wagner Carmo/CBAT

O brasileiro Alison dos Santos, de 21 anos, venceu, neste domingo (4), a prova dos 400 metros com barreiras da Liga Diamante, série anual de competições de atletismo, em Estocolmo, na Suécia.

Além da medalha de ouro, ele bateu o recorde sul-americano com o tempo de 47,34s, diminuindo marca anterior de 47,37s feita por ele mesmo há três dias.

A segunda colocação ficou com o turco Yasmani Copello (48,19s). O jamaicano Kemar Mowatt (48,75s) completou o pódio em terceiro lugar.

Kyron McMaster, atleta das Ilhas Virgens Britânica, disputava a primeira colocação com Alison, mas sofreu queda na última barreira e acabou na última colocação. O virginense é um dos principais candidatos ao pódio olímpico nos Jogos de Tóquio.

Alison dos Santos, o Piu, também será candidato a uma medalha na Olimpíada. Ele foi o primeiro brasileiro a correr abaixo dos 48 segundos, superando o recorde nacional de Eronilde Araújo, de 48s04, em 1995, além do continental, obtido pelo panamenho Bayano Al Kamani, de 47s84, em 2005.

Em 2019, o brasileiro foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima e sétimo colocado no Mundial de Doha. No ano passado, por causa da pandemia, não competiu.

Neste ano, conquistou medalha de prata no Mundial de revezamentos, na modalidade 4x400 metros misto. Talento precoce, Alison é considerado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) como a maior revelação do esporte nos últimos anos.

O recorde mundial dos 400 metros com barreira pertence ao norueguês Karsten Warholm, que nesta semana atingiu o tempo de 46s70 na etapa de Oslo, na Noruega, da Liga Diamante. Ele não competiu neste domingo.

Veja também

Newsletter