Alvirrubros, tricolores e rubro-negros caem na folia
Torcedores tomam as ruas de Olinda e Recife para louvar os clubes do coração durante a Festa de Momo
Não é preciso acompanhar o futebol pernambucano para saber que as equipes locais praticamente interrompem suas atividades no Carnaval. São raras as vezes que os times daqui entram em campo - o Santa Cruz joga neste sábado, contra o Moto Club, pela Copa do Nordeste, em uma flagrante exceção. Mesmo assim, não é porque as agremiações dão uma pausa em suas atribuladas agendas que seus torcedores deixam de lado o amor à camisa de seus clubes de coração. Muito pelo contrário. É justamente nos tempos da folia de Momo que alvirrubros, rubro-negros e tricolores tomam as ruas e, no ritmo do frevo, vestem e louvam as cores dos times que abraçaram pelas ruas de Olinda e Recife.
Por mais que o Náutico esteja de recesso pelos próximos dias, os alvirrubros já sabem onde se encontrar. A sede do próprio clube, no bairro dos Aflitos, é o ponto de partida para o tradicionalíssimo Timbu Coroado, neste domingo (3). O bloco completa 85 anos de existência e promete reunir um mar de camisas vermelha e branca nos arredores do seu estádio. A concentração é a partir das 11h, e o desfile começa na avenida Rosa e Silva, depois segue pelas ruas Simão Mendes, do Futuro e Barão de Contendas, até retornar ao seu ponto inicial. Neste ano, o homenageado é o cantor Claudionor Germano, ilustre alvirrubro. Segundo a organização, são esperadas 2 mil pessoas dentro da sede e cerca de 8 mil no percurso. A festa é garantida pelas bandas Luará, Pura Paixão e por Lili Trindade. Não poderia faltar, claro, orquestra de frevo e maracatu.
Na mesma data (3), quem marca presença em Olinda é a Troça Carnavalesca Mista, Ofídica, Etílica e Erótica Minha Cobra. Como diz a própria organização, a concentração começa às 9h 32 minutos e 52 segundos, no largo do Bonsucesso. A Minha Cobra foi fundada em 2005 e o primeiro arrastão aconteceu em 2006. A estimativa de que compareçam em torno de 5 a 6 mil pessoas. "Esse ano homenagearemos Naná da Kombi Coral, que é aquele torcedor que seguia o Santa Cruz aonde o clube fosse", lembra Esequias Pierre, presidente da troça. O Tricolor também é lembrado no tradicional Bloco da Cobra Fumando, que sai às ruas por volta do meio-dia, começando na sede do clube, no Arruda, na segunda (4).
Também na segunda (4), desfila em Olinda a Troça Carnavalesca Futebolística e Cervejeira Eternamente Sport, que sai no Carnaval desde o ano de 2016. Curiosamente, o grupo foi formado em contraponto ao Cobra Fumando. "A inspiração veio porque saía a Minha Cobra em Olinda e os turistas me perguntavam sobre algo do Sport e eu dizia que tinha. E era mentira, claro", conta o fundador, Gusttavo Ferreira. "A concentração é por volta das 10h, em frente à sede do Homem da Meia-Noite, e saímos ao meio-dia", garante o rubro-negro.

