Sáb, 27 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

Brasil vence Rússia na estreia da Copa dos Campeões

Com virada no terceiro set, a equipe brasileira de vôlei feminino começou bem em torneio realizado no Japão

Seleção brasileira feminina de vôleiSeleção brasileira feminina de vôlei - Foto: Divulgação/FIVB

Estreia com o pé direito. Na madrugada desta terça-feira (05), a seleção feminina de vôlei do Brasil bateu a Rússia por 3 sets a 1 (25x17, 23x25, 25x23 e 25x12), na Copa dos Campeões. O jogo aconteceu no Tokyo Metropolitan Gymnasium, em Tóquio, no Japão.

LEIA TAMBÉM
Duplas brasileiras conquistam Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Brasil estreia contra Rússia na Copa dos Campeões de vôlei

O time do treinador José Roberto Guimarães conseguiu uma grande virada no terceiro set quando perdia por 23x19 para assegurar o resultado positivo na parcial por 25x23.

O começo da partida foi promissor. Bem no saque, as brasileiras chegaram abrir vantagem de seis pontos (21x15) antes de fechar o primeiro set por 25x17. O segundo foi mais equilibrado. Mesmo com uma vantagem inicial de 12x8, o Brasil viu a Rússia reagir, e manter o marcador páreo a páreo na reta final. Com o placar em 20x20, as russas conseguiram bom desempenho no fim e fecharam o set em 25x23.


Se o primeiro set havia sido de domínio brasileiro e o segundo de equilíbrio, o terceiro foi de sufoco. A Rússia chegou a abrir três pontos na reta final (22x19). Mas com uma parada promovida pelo técnico José Roberto Guimarães, o Brasil reagiu, e conseguiu grande virada, fechando em 25x23.

A um set de fechar o jogo, as brasileiras pareceram aproveitar o embalo da virada. O quarto set foi de domínio total brasileiro. Com facilidade, a partida foi encerrada com um 25x12, encerrando o jogo em 3x1.

A oposta Tandara teve atuação destacada e terminou a partida como a maior pontuadora, com 28 pontos (20 de ataque, quatro de bloqueio e quatro de saque). A ponteira Gabi e a central Bia, com 14 cada, também pontuaram bem para o time verde e amarelo. O bloqueio e o saque das brasileiras foram eficientes na partida contra a Rússia, com 18 e 11 pontos de cada fundamento, respectivamente, contra oito e três das europeias.

Tandara fez uma análise da partida e parabenizou o grupo pelo resultado. “Essa vitória contra a Rússia foi muito importante para o nosso time para começarmos bem a competição. Tivemos um pouco de dificuldade no terceiro set, mas quando sacamos como o Zé Roberto estava pedindo conseguimos a virada. O grupo está de parabéns pelo resultado e agora vamos pensar no duelo contra a China”, disse.


“A chave do jogo foi o terceiro set quando saímos de uma grande dificuldade quando perdíamos por 23/19 e conseguimos a virada. A Rússia tem um time novo, com duas excepcionais atacantes que são com a Kosheleva e a Goncharova e ainda vai evoluir nesse ciclo olímpico. Nós também temos uma equipe nova e precisamos de jogos como esse para melhorarmos como time. Estar participando da Copa dos Campeões é importante para o nosso grupo”, afirmou o técnico José Roberto Guimarães.

O Brasil voltará à quadra às 0h40 (horário de Brasília) da madrugada desta quarta-feira (06) contra a China. O YouTube da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) transmitirá ao vivo.

Veja também

Newsletter