Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

Conheça Vinícius Júnior, jovem promessa do futebol brasileiro

Envolvido em negociação milionária com Real, jovem promessa iniciou aos 10 anos no Flamengo e se espelha em Neymar para decolar

Vincíus Júnior ficará na Gávea até julho de 2019 antes de partir para a EspanhaVincíus Júnior ficará na Gávea até julho de 2019 antes de partir para a Espanha - Foto: Gilvan souza/flamengo

Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, uma das maiores promessas recentes do futebol nacional debutou entre os profissionais. Vestindo a camisa 20 do Flamengo e diante de um Maracanã lotado, o jovem Vinícius Júnior entrou em campo, contra o Atlético Mineiro, junto com uma pressão gigantesca. Parte dela medida pelos cerca de R$ 164 milhões que o Real Madrid desembolsará para contar com o atleta a partir de 2019. Em meio ao holofotes em cima do jogador, a Folha de Pernambuco faz uma análise para tentar explicar como o garoto, de apenas 16 anos, natural do Rio de Janeiro, se tornou o jogador jovem mais badalado do momento no mundo?

Nascido e criado em São Gonçalo, na região metropolitana carioca, Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior deu os primeiros passos no esporte na escolinha do Flamengo, aos dez anos. A paixão pela bola, comum a várias crianças, o levou ao sucesso ainda pequeno. Aos 14, mudou-se para Piedade, na Zona Norte do Rio, onde foi morar com o tio Ulisses. O objetivo de Vinícius era ficar mais perto do Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu.

Eis o ponto de partida para a decolagem do garoto. Destaque no sub-15 do Rubro-Negro da Gávea, apareceu pela primeira vez para o resto do Brasil em janeiro deste ano. Com 16 de idade, quatro abaixo do limite, o atacante disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Lá, brilhou, driblando e fazendo gols em times como o Central, de Caruaru. O desempenho rendeu convocação para a seleção brasileira sub-17. Com o número 11 às costas, ele foi artilheiro e melhor jogador na campanha do título do Sul-Americano Sub-17 deste ano.

Tanta fama despertou o interesse do Real Madrid, que logo fisgou a futura estrela do futebol mundial, relembrando a “derrota” no caso Neymar. A proposta de R$ 164 milhões foi aceita pelo time carioca, que ainda terá o jovem até julho de 2019. “Ele é um artilheiro nato, tem um índice de acerto muito elevado”, comenta Júnior Câmara, técnico da equipe sub-20 do Sport. “O diferencial dele em relação aos outros é justamente isso. As grandes promessas do Brasil também fazem gols acima da média, mas Vinícius Júnior é quase que perfeito, dificilmente perde um gol”, completa.

Em entrevista ao Esporte Espetacular, em abril, ele falou sobre a idolatria por Neymar. “Me espelho na sua ousadia, e tudo que ele vem fazendo eu tento copiar”, comentou. A idolatria pelo camisa 11 do Barcelona também reflete na motivação em fazer história em solo nacional. Mesmo vendido ao Real, Vinícius Júnior só poderá se transferir após completar 18 anos, ou seja, a partir de julho de 2018. “Primeiro eu quero fazer tudo aqui no Brasil como Neymar fez para depois pensar em jogar lá fora”, disse em entrevista ao Esporte Interativo, em março.

As comparações com o craque do Barcelona e da seleção brasileira são inevitáveis. A velocidade, habilidade e letalidade na cara do gol são marcas registradas também em Vinícius. “Acredito que exista um contexto favorável para o desenvolvimento desse tipo de atleta. O nosso jogador se origina nas ruas, periferias e favelas. São atletas de classe social geralmente muito baixa. Então são atletas que aprendem a jogar o futebol de rua”, explica Júnior Câmara.

A estrada é longa para se percorrer. Talvez as comparações com Robinho e Neymar, que inclusive são espelho da revelação carioca, sejam precipitadas. Entretanto, Vinícius Júnior demonstra que tem potencial e pode ser diferenciado na concorrência feroz para ser um dos destaques brasileiros no futuro.

Veja também

Newsletter