Ex-apostas, atletas formados na base viram peças essenciais na luta do Sport contra o rebaixamento
Atualmente, a maioria dos jogadores no elenco do Leão da Ilha passaram pelo time do sub-20
O Sport sofreu diversas metamorfoses no decorrer de 2021, seja dentro de seu elenco ou nos bastidores da Ilha do Retiro. Em meio às transformações, uma característica se manteve essencial, a presença dos ex-atletas da base rubro-negra nas escalações. Atualmente, 30 dos 54 atletas no elenco do Leão da Ilha subiram para o profissional após participar do sub-20 no clube.
O clube vem utilizando a base com frequência em busca de reduzir as despesas. Logo na primeira partida da temporada 2021, contra o Vera Cruz pelo Campeonato Pernambucano, oito atletas do sub-20 realizaram a sua estreia no profissional. Ao apostar nesta categoria, o Leão acabou revelando destaques como Maílson, Mikael e Gustavo que, até o momento, possuem um papel fundamental na briga contra o rebaixamento.
“O desempenho só vem com a dedicação. O futebol, por mais que seja de base, é voltado para o alto rendimento, aí ele se torna excludente, então por mais que a gente trabalhe com uma demanda de 30 atletas por categoria, a gente sabe que poucos chegam ao profissional. É bastante difícil”, declarou Sued Lima. treinador nas categorias de base desde 2014, atualmente no sub-17.
Leia também
• Santos vence Fluminense e deixa Sport a cinco pontos de sair do Z4
• Para não se complicar, Sport busca três pontos contra RB Bragantino, em São Paulo
• Com ameaça de greve de caminhoneiro, transportadoras dizem a ministro que não terá desabastecimento
O treinador acompanhou o desenvolvimento dos atuais “pratas da casa” do Leão. “Nós trabalhamos com sonhos, desde que eles entram no clube eles possuem o sonho de serem atletas de futebol profissional, e a gente tenta dar a melhor formação possível. Esses meninos muitas vezes largam tudo para viver longe das famílias e namoradas, porque o futebol priva você de muitas coisas, então é muito gratificante quando eles dão o retorno esperado pelo clube, em termos de desempenho e financeiro”, finaliza.
Principais nomes
Maílson
Os números do goleiro rubro negro impressionam. Atualmente, Maílson é o goleiro com mais defesas no Brasileirão, e o terceiro melhor em relação a “Clean Sheets”, partidas em que não tomou nenhum gol, com 11. O arqueiro de 25 anos e 1,97m já defendeu o gol Sport 106 vezes, e acumula boas atuações, garantindo ao Leão da Ilha um dos melhores setores defensivos do campeonato. Seu irmão, Denival, também é outro atleta no elenco profissional do clube que passou pelas categorias base.
Mikael
Referência no ataque do Leão, Mikael foi uma peça importantíssima na campanha do clube no Pernambucano. Ao lado de Marcão, é o atleta que mais atuou no elenco em 2021, por vezes colocando no banco nomes como Trellez e André, ambos experientes no futebol nacional. Em suas 41 aparições com a camisa do Leão da Ilha, marcou 10 gols, é atualmente o artilheiro da equipe
Ewerthon
Apesar de ter uma breve passagem pelo CSA por empréstimo nesta temporada, Ewerthon já vestiu a camisa do Leão em 38 oportunidades, 19 delas em 2021. Com um gol na conta, disputa a titularidade na posição com Hayner, atleta que foi destaque no Cuiabá em 2020, conquistando o acesso para a Série A.
Gustavo
Portador da camisa 10, Gustavo, meio-campista de 20 anos, vem atraindo olhares do Velho Continente devido às suas atuações no brasileirão. Peça fundamental no elenco do treinador Florentín para trazer o ritmo no meio campo do Sport. O atleta já soma 36 jogos com a camisa rubro-negra, com três assistências e um gol marcado.
Outros nomes
Além dos já citados, outros atletas são nomes recorrentes na escalação do treinador paraguaio nas disputas. Chico, Cristiano, Pedro e Luciano Juba também estão entre os “prata da casa”, que auxiliam na luta contra o rebaixamento. Vale citar também, Ronaldo e Everton Felipe, que, apesar de já mais experientes, foram formados na categoria de base e possuem uma grande ligação com o clube.

