Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Fórmula 1

Hamilton supera Verstappen, vence GP do Catar e acirra disputa pelo título

Alonso também sobe no pódio

Lewis HamiltonLewis Hamilton - Foto: Andrej Isakovic/AFP

Lewis Hamilton (Mercedes), vice-líder do Mundial, venceu o primeiro Grande Prêmio do Catar da história da Fórmula 1, e ficou a oito pontos do líder Max Verstappen (Red Bull), que terminou em segundo neste domingo na 20ª prova de um total de 22 desta temporada. 

Depois de largar na pole, Hamilton não se incomodou com a reação de Verstappen, que largou da sétima posição, nem de Fernando Alonso (Alpine), que conquistou seu primeiro pódio do ano. 

Restam apenas duas corridas no calendário de 2021: na Arábia Saudita e em Abu Dhabi em dezembro.

Esta é a segunda vitória consecutiva, depois do Brasil, a sétima na temporada e a 102ª da carreira de Hamilton, que almeja o oitavo título mundial. 

"Nós podemos", disse confiante, o vencedor do dia ao sair de seu carro. Um ano antes da Copa do Mundo de 2022, o Catar organizou seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1, à noite, no circuito de Losail, ao norte da capital, Doha. 

Segundo na sessão de classificação de sábado, Verstappen foi sancionado com cinco posições no grid por não ter desacelerado enquanto o carro de Gasly estava parado na pista no sábado.

O holandês de 24 anos conquistou três posições logo no início. Na quinta volta, ele já estava em segundo, atrás de Hamilton. 

Mas, ao contrário do GP do Brasil, palco de uma batalha antológica na semana passada, desta vez não houve duelo direto entre os dois candidatos ao título. 

Verstappen, que luta pelo primeiro título este ano, completou 57 voltas de 5,38 quilômetros em 25,7 segundos do heptacampeão mundial, mas conquistou o ponto de volta mais rápida da corrida. 

Bicampeão mundial em 2005 e 2006 Fernando Alonso, conquistou seu 98º pódio, o primeiro desde 2014: "Incrível, sete anos... Esperei tanto por isto", comemorou o espanhol de 40 anos.

 

Veja também

Newsletter