Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

Pan 2019 apresenta série de novidades

Comitê Organizador divulga prévia com surfe, fisiculturismo e taekwondo pommsae

Stand-up surfe race Stand-up surfe race  - Foto: Divulgação

Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, serão realizados apenas em julho de 2019. Porém, o Comitê Organizador do evento divulgou uma série de novidades há mais de 500 dias do início das competições. Esportes como fisiculturismo, stand-up surfe, longboard e taekwondo poomsae farão parte do próximo Pan.

Fisiculturismo

Serão 16 homens e 16 mulheres na competição. Os brasileiros buscam vaga durante o Sul-Americano, que acontece em setembro deste ano.

Surfe

Novidade entre os esportes olímpicos, o surfe não será disputado apenas na categoria Open, na qual nomes como Gabriel Medina e Adriano Souza já conquistaram o título mundial. Juntam-se à Open, o stand-up surfe, stand-up race e longboard.

 

Taekwondo

Além das provas tradicionais, o Pan terá o taekwondo poomsae. Nesta categoria, que não é olímpica, os atletas “lutam” contra um atleta imaginário, sem nenhum enfrentamento. São realizados apenas movimentos de ataque e defesa.

 

Provas que estarão na Olimpíada de Tóquio 2020, como basquete 3x3, ciclismo BMX free e competições mistas no tiro esportivo, também serão disputadas no Pan-Americano. O tiro com arco da categoria olímpica segue no cronograma, mas terá a companhia das disputas de composto. 

Veja também

Newsletter