Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Campeonato Brasileiro

Sport abre dois gols, sofre virada e perde para Botafogo no primeiro jogo pós-queda

Assim como contra Atlético-MG e Flamengo, Rubro-negro não conseguiu segurar vantagem na Série A

Botafogo 3x2 Sport, no Nilton SantosBotafogo 3x2 Sport, no Nilton Santos - Foto: Vitor Silva/Botafogo

No primeiro compromisso pós-queda, o Sport manteve a tônica de sua campanha nesta Série A em dia. Em visita ao Botafogo, na noite desta terça-feira (18), no Nilton Santos, o Rubro-negro repetiu o cenário dos dois jogos anteriores: saiu na frente e tomou a virada. Pela 34ª rodada, o Leão perdeu por 3x2. O resultado manteve os pernambucanos com 17 pontos, enquanto o Alvinegro subiu para o quinto lugar, agora com 55 pontos ganhos.

O jogo

Engana-se quem achou que o Sport seria presa fácil, após o rebaixamento concretizado na rodada passada. Sobretudo no primeiro tempo, o Rubro-negro impôs dificuldades ao Botafogo e foi para o intervalo à frente no marcador, diante de boa participação de Lucas Lima. O camisa 10 participou ativamente dos dois gols do clube pernambucano. 

Enquanto o Alvinegro buscava furar o setor defensivo leonino, o meia foi determinante, aos 13 minutos, pela abertura do placar. Em grande enfiada de bola, achou Léo Pereira em velocidade. O atacante invadiu a área e chutou rasteiro, sem dar chances para Léo Linck. O tento desorientou o Botafogo, que passou a lidar com erros de passes no último terço, e acabara castigado novamente, aos 27. Lucas Lima cobrou escanteio da esquerda e Rafael Thyere foi no segundo andar para mandar no ângulo. 

Tal como perante o Atlético-MG, com a vantagem, o Sport relaxou e não demorou a ver o adversário balançar as redes. Dois minutos após o gol de Thyere, Alex Telles passou como quis por Aderlan e mandou para a área. Do lado direito, Artur dominou e bateu firme para vencer Gabriel e descontar. O goleiro rubro-negro, inclusive, aparecera momentos depois para impedir o empate, em nova finalização do camisa 7 alvinegro. 

Virada alvinegra

Diante da necessidade alvinegra de correr atrás do prejuízo, o Sport passou a apostar nos contra-ataques, e assustou ainda no começo do segundo tempo, em chute de Matheusinho travado por Barboza. A resposta do Botafogo foi afetiva, aos 12 minutos. Danilo deu toque por cima e achou Kadir. O jovem panamenho se antecipou a Thyere e chutou no canto direito para deixar tudo igual. 

Em meio a bons lances para os dois lados, coube a Kadir definir o confronto nos acréscimos. Em bela finalização da entrada da área, o atacante de 18 anos acertou o ângulo para virar e dar números finais à partida. 

Ficha do jogo

Botafogo 3
Léo Linck; Vitinho (Mateo Ponte), David Ricardo, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Danilo, Marlon Freitas e Savarino (Montoro); Artur, Jeffinho (Jordan Barrera) e Chris Ramos (Kadir). Técnico: Davide Ancelotti. 

Sport 2
Gabriel; Aderlan, Rafael Thyere, Luan Cândido e Igor Cariús; Rivera, Lucas Kal (Sérgio Oliveira) e Lucas Lima (Kévyson); Léo Pereira (Chrystian Barletta), Matheusinho (Hyoran) e Pablo (Romarinho). Técnico: César Lucena. 

Local: Nilton Santos (Rio de Janeiro/RJ)
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Gols: Léo Pereira, aos 13', Rafael Thyere, aos 27' do 1T (SPT); Artur, aos 29' do 1T, Kadir, aos 12' e aos 49' do 2T (BOT)
Cartões amarelos: Alex Telles, Kadir (BOT); Lucas Kal, Gabriel, Aderlan, Igor Cariús (SPT)

Veja também

Newsletter