Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

Surfe: WSL finaliza etapa iniciada em Margaret River

Baterias da terceira etapa do Mundial de Surfe 2018 terão continuidade em Uluwatu, a partir desta quinta (7)

Gabriel Medina, um dos destaques da atual geração do surfe mundialGabriel Medina, um dos destaques da atual geração do surfe mundial - Foto: Kelly Cestari/WSL

Quase dois meses se passaram desde que a etapa de Margaret River, na Austrália, a terceira do Circuito Mundial de Surfe, realizado pela Liga Mundial de Surfe (WSL), foi interrompida por conta de ataques de tubarão nas proximidades do local de competição. Em uma decisão inédita, a WSL optou por dar continuidade à etapa de onde ela parou só que em um local totalmente diferente.

Assim surgiram os eventos CT Uluwatu e CT Uluwatu Women’s, que têm como palco Uluwatu, na Indonésia, que não recebe um evento da WSL desde 2008. A primeira chamada de avaliação das condições do mar está marcada para as 20h desta quinta-feira (horário de Brasília) – 7h da sexta no horário local. Os organizadores pretendem finalizar as baterias em dois ou, no máximo, três dias.

A disputa masculina na etapa ainda está relativamente no começo, aguardando o início do Round 3. Vale ressaltar que, da interrupção em Margaret River para agora, algumas coisas mudaram, visto que aconteceram dois eventos nesse ínterim. A liderança, na época dividida entre Julian Wilson e Italo Ferreira, agora pertence somente ao brasileiro, que venceu a etapa de Bali, há poucos dias, enquanto o australiano caiu para terceira posição, ficando atrás ainda de outro brasileiro, Filipe Toledo, campeão no Oi Rio Pro.

Leia também:
WSL cacela etapa de Margaret River após incidentes com tubarões
Ítalo Ferreira é campeão em Bali e vira líder do Mundial
Impecável, Filipe Toledo é campeão do Oi Rio Pro
Italo Ferreira fatura primeiro título no CT em Bells Beach
Julian Wilson vence primeira etapa do Mundial de Surfe

Julian, contudo, não deve ter dificuldades para avançar ao Round 4, uma vez que duelará contra um atleta classificado pela triagem em Margaret River. Se fosse na Austrália, Kael Walsh ofereceria mais perigo, por ser local, mas, em Uluwatu, a experiência de Julian deve sobressair. Já Italo e Filipe terão duelos contra compatriotas no Round 3. O primeiro contra Michael Rodrigues e o segundo contra Yago Dora, adversários que prometem uma disputa franca. Outra bateria 100% nacional promete emoções no Round 3, entre Adriano de Souza e Willian Cardoso. Além deles, também participam da continuidade da etapa Gabriel Medina e Jesse Mendes.

No feminino, as duas últimas etapas evidenciaram a batalha entre a australiana Stephanie Gilmore e a norte-americana Lakey Peterson, que ultrapassou a adversária seis vezes campeã do mundo e assumiu a liderança do ranking após vencer nas direitas de Keramas. A brasileira Tatiana Weston-Webb, que ainda não conquistou títulos na elite do surfe mundial, assiste à disputa de perto, na terceira posição, tendo outra australiana em sua cola, a atual campeã mundial Tyler Wright. Todas estão nas quartas de final em Uluwatu, bem como a havaiana Carissa Moore, três vezes campeã do mundo, que sempre merece atenção.

CT Uluwatu

Round 3
1: Owen Wright (AUS) x Keanu Asin (HAV)
2: Kolohe Andino (EUA) x Jesse Mendes (BRA)
3: Jordy Smith (AFS) x Michael February (AFS)
4: Italo Ferreira (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)
5: Sebastian Zietz (HAV) x Conner Coffin (EUA)
6: Julian Wilson (AUS) x Kael Walsh (AUS)
7: Gabriel Medina (BRA) x Jack Robinson (AUS)
8: Michel Bourez (TAH) x Connor O’Leary (AUS)
9: Adriano de Souza (BRA) x Willian Cardoso (BRA)
10: Filipe Toledo (BRA) x Yago Dora (BRA)
11: Joel Parkinson (AUS) x Joan Duru (FRA)
12: John John Florence (HAV) x Mikey Wright (AUS)

CT Uluwatu Women's

Quartas de final
1: Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
2: Stephanie Gilmore (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
3: Nikki Van Djik (AUS) x Johanne Defay (FRA)
4: Tyler Wright (AUS) x Lakey Peterson (EUA)


 

Veja também

Newsletter