Tóquio registra número recorde de casos de Covid-19
De acordo com a prefeitura, houve 2.848 diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus
A cidade de Tóquio bateu recorde, na terça-feira (27), de novos casos diários de Covid-19. De acordo com a prefeitura, houve 2.848 diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus no município que recebe os Jogos Olímpicos desde a semana passada.
Os dados são significativos, porque foi superado com boa margem o recorde anterior na capital japonesa, registrado em 7 de janeiro, com 2.520 novos casos. Em relação ao levantamento da semana anterior (1.387), o ritmo das novas infecções mais do que dobrou.
Leia também
• Angústia de Biles e Osaka mostra que esporte na infância deve divertir sem virar fardo mental
• Em sua melhor forma, Rafael Buzacarini se vê pronto para buscar medalha no judô
• Simone Biles vira dúvida para o restante dos Jogos de Tóquio por 'problema médico'
Tóquio não foi a única cidade do país a bater recordes. Segundo o jornal The Japan Times, Okinawa teve (334) e Saitama (593) também registraram seus números mais altos.
A capital japonesa vive seu quarto período de estado de emergência durante a pandemia. Isso foi decretado antes mesmo do início das competições e foi seguido por municípios como Kanagawa, Chiba e Saitama.
"Pedimos aos moradores que permaneçam dentro de casa e evitem viagens desnecessárias", implorou o primeiro-ministro, Yoshihide Suga. "E pedimos que assistam aos Jogos de suas próprias casas."
Tóquio tem registrado aglomerações. Os apelos do COI (Comitê Olímpico Internacional) não têm sido ouvidos, apesar das ameaças de punição.
Houve quem não usasse máscara no desfile da cerimônia de abertura. Nos pódios, também vêm sendo observados atletas sem o acessório. Houve até reunião de atletas bebendo e fumando, com a participação de uma estrela da NBA, o esloveno Luka Doncic.

