Adiado fim do uso de papel no Zona Azul do Recife
Segundo a CTTU, o talão de papel continuará válido até 31 de agosto
O fim do uso de talões de papel no Zona Azul do Recife foi adiado para 31 de agosto. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A data anterior para a transição definitiva para o sistema digital era a próxima quarta-feira (31).
A digitalização do sistema de vagas rotativas da cidade gerou dúvidas entre os motoristas, e muitos relataram problemas no aplicativo e também no agendamento para o credenciamento de idosos, que têm direito a 20 vagas gratuitas por mês. A partir de 1º de setembro, caso não haja uma nova prorrogação, apenas o sistema digital será permitido para o uso das vagas.
Leia também:
Viatura com câmera fiscalizará Zona Azul Digital
Com dúvidas sobre mudanças na Zona Azul, motoristas relatam problemas
Durante esse período de transição, uma ação educativa será promovida pelo órgão para orientar os cidadãos em relação à utilização do Cartão de Zona Azul Digital, disponível desde 1º de julho nas lojas de aplicativos.
Segundo a CTTU, já foram feitos mais de 51 mil downloads do aplicativo e cerca de 48 mil ativações, sendo 60% pelo app e 40% pelos pontos de venda fixos. Com base nas notificações dos usuários do aplicativo, a autarquia aponta que a maioria das queixas são sobre uso incorreto do app, principalmente nas rotinas de cadastro. Por isso, as orientações serão reforçadas.
Suporte
Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Mobilicidade, plataforma de mobilidade urbana da Serttel (empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema do aplicativo Zona Azul Digital Recife), que possui um teleatendimento pelo qual o usuário pode entrar em contato em casos de dúvidas em relação ao funcionamento do aplicativo.
A ligação custa o preço de uma chamada local e o serviço é oferecido de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados, pelos números (81) 3136-9189 ou (81) 3344-6070.
Zona Azul
O horário de funcionamento da Zona Azul do Recife varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local segundo a CTTU. A maioria das 3.200 vagas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e das 8h às 12h aos sábados. Aos domingos, as vagas são gratuitas. Placas verticais instaladas nos locais das vagas indicam o tempo máximo de permanência, entre duas e cinco horas.
Quem estaciona de forma irregular nas vagas está sujeito à multa de R$ 195,23 mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também está passível de remoção.

