Chuvas

Apac emite sobe alerta e prevê chuva forte na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

No Agreste, a chuva deve ser moderada

Chuva no recife Chuva no recife  - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, no fim da tarde desta sexta-feira (14), um alerta que indica chuvas de intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata.

O Agreste do Estado deve ser atingido por chuvas de intensidade moderada, apenas. 

"Pancadas de chuva poderão ocorrer com intensidade de moderada a forte, principalmente nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte", informou a agência. 

O alerta tem duração de 24 horas e deve valer até a tarde deste sábado (15). 

O alerta, de Estado de Atenção, subiu de intensidade em relação ao anterior, emitido mais cedo, como Estado de Observação, e que previa chuvas moderadas

Segundo a agência, as chuvas são ocasionadas pelo sistema meteorológico conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que atinge o litoral e Agreste pernambucano. 

Maiores acumulados
As cidades com maior acumulado de chuvas nesta sexta-feira são Barreiros, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Palmares, todas na Zona da Mata Sul, além de Itapissuma, na RMR. Dentre elas, Palmares registrou o maior acumulado, com 68.3 mm registrados. Confira todas as cidades:

-Barreiros - 68.3mm
-Tamandaré - 51.2mm
-Itapissuma - 50.1mm
-São José da Coroa Grande - 45.1mm
-Palmares - 30.7mm

Risco de inundação
Em São Benedito do Sul, na Mata Sul, o Rio Pirangi atingiu a cota de alerta em seu volume. Os municípios de Jaqueira e Maraial, todos da região, além do próprio São Benedito, devem permanecer em atenção com a possibilidade de inundação. 

Recife
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.0813400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

Veja também

Fuzil usado contra Trump, AR-15 foi a arma mais utilizada em chacinas nos EUA na última década
ataque

Fuzil usado contra Trump, AR-15 foi a arma mais utilizada em chacinas nos EUA na última década

Dia do Católico 2024: público celebra data com missa e shows, no Recife
RELIGIÃO

Dia do Católico 2024: público celebra data com missa e shows no Cais do Sertão, no Centro do Recife

Newsletter