Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Aprenda a conservar sua bolsa no inverno

É preciso tomar algumas medidas para evitar o aparecimento de mofo

É preciso tomar algumas medidas para evitar o aparecimento de mofoÉ preciso tomar algumas medidas para evitar o aparecimento de mofo - Foto: Divulgação

Durante o inverno é comum que a umidade aumente, fazendo com que as bolsas e sapatos precisem de uma atenção especial para que aqueles pontinhos de mofo não as deixem feias e inutilizáveis. “O tempo frio e úmido favorece o aparecimento de mofo. Para que as bolsas e sapatos não sofram com essa mudança de temperatura, é necessário tomar algumas medidas para que as peças continuem conservadas e em bom estado”, afirma a empresária do e-commerce “Peças de Luxo”, Rochelle Vieira Tude.

Um lugar fresco e ventilado, por exemplo, é fundamental para tirar aquele famoso “cheiro de armário”. “As bolsas e sapatos precisam “respirar” para tirar o cheiro de mofo que invade o armário em dias mais frios”, afirma. Para acabar com isso e tirar os pontos brancos do mofo, Rochelle sugere passar um pano seco e limpo e, em seguida, misturar uma solução de água com vinagre de maçã, passando delicadamente na peça com uma esponja. Mas a prevenção é sempre fundamental. A doca é colocar produtos que absorvam a umidade, como o cal e o giz escolar. Eles podem ser colocados em saquinhos próximos as bolsas para que a umidade não chegue.

Rochelle Vieira alerta para os cuidados na hora de limpar as peças

Foto: Rochelle Vieira alerta para os cuidados na hora de limpar as peças
Créditos: Divulgação

Rochelle também alerta para os materiais utilizados. “Para que as peças fiquem sempre bonitas, são necessários cuidados especiais com o armazenamento e a limpeza após a utilização. Mas a limpeza é diferente em cada tipo de material”, afirma. Outro detalhe que deve ser pensado na hora da conservação é deixar as peças preenchidas. “A melhor maneira de conservar as bolsas é colocar enchimento dentro. Desta forma, evita-se marcas ou deformações”, finaliza.

Confira algumas dicas de limpeza para cada material:

Couro

Passe uma flanela ou lencinho umedecido sobre toda superfície da bolsa para retirar a sujeira. Em hipótese alguma guarde uma bolsa ou sapato de couro molhado, a umidade pode danificar e tirar toda firmeza. Para que a peça de couro fique sempre bonita, é ideal, pelo menos uma vez ao mês, passar um hidratante apropriado.

Camurça, veludo e nobuck

Uma escova de cerdas bem macias e secas é ideal para retirar a sujeira e manter o aspecto impecável da camurça.

Couro tipo crocodilo ou cobra

Basta utilizar uma flanela ou pano macio e seco para retirar toda poeira e sujeira que fica na textura.

Couro verniz

Jamais utilize escovas, elas podem riscar o verniz e perder toda beleza da peça. Para esse tipo, apenas flanelas ou panos macios umedecidos na hora de limpar, sem esquecer-se de passar um pano seco ao final, para evitar riscos e manchas. Outro detalhe é que nunca se deve deixar uma peça de verniz próximo a outros materiais, ele termina pegando a cor da outra peça, então o ideal é deixá-los separados dentro da bag que o acompanha.

Veja também

Newsletter