Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Espaço

Astronautas de Índia, Polônia, Hungria e EUA retornam à Terra após missão no espaço

Pouso está previsto para ocorrer nesta terça-feira, no Oceano Pacífico

Astronautas de Índia, Polônia, Hungria e EUA retornam à Terra após missão no espaço Astronautas de Índia, Polônia, Hungria e EUA retornam à Terra após missão no espaço  - Foto: AFP/Nasa

A cápsula Crew Dragon, que transportava astronautas da Índia, Hungria, Polônia e Estados Unidos, partiu da Estação Espacial Internacional (EEI) na segunda-feira e pousará na costa da Califórnia. A missão Axiom 4, ou Ax-4, desprendeu-se da órbita às 11h15 GMT (8h15 de Brasília) de segunda-feira para iniciar uma jornada de 22,5 horas até a Terra.

O pouso está previsto para as 9h31 GMT de terça-feira, no Oceano Pacífico.

"Muito obrigada pelo apoio. Vocês são incríveis", disse a comandante americana Peggy Whitson, ex-funcionária da NASA, aos controladores de voo em Houston, Texas.

Whitson agora trabalha para a Axiom Space, uma empresa americana que oferece voos espaciais privados para milionários ou grupos de astronautas financiados por seus governos.

O astronauta indiano Shubhanshu Shukla participou desta missão ao lado do polonês Slawosz Uznanski-Wisniewski e do húngaro Tibor Kapu. Seus países retornaram aos voos espaciais tripulados após décadas de ausência.

Eles decolaram em 25 de junho do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para uma missão de duas semanas e meia, durante a qual conduziram cerca de sessenta experimentos científicos.

Para a Índia, uma potência espacial em ascensão, este voo marcou um passo fundamental em direção à sua primeira missão independente tripulada, planejada para 2027 no âmbito do programa Gaganyaan ("nave espacial").

O astronauta Shubhanshu Shukla trocou mensagens de vídeo com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

Veja também

Newsletter