Capitania dos Portos inicia Operação Verão nesta sexta
Campanha tem o objetivo de fiscalizar áreas de maior concentração de embarcações
Com a chegada da estação mais quente do ano, ocorre uma maior procura pelas praias e, consequentemente, aumenta-se o número de embarcações nas águas. Diante disso, a Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) inicia, nesta sexta-feira (22), a Operação Verão no litoral do Estado, que tem como objetivo intensificar ações de fiscalização em áreas de maior concentração de embarcações, sejam de transporte de passageiros ou de turismo náutico.
Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais chamam a atenção nas estatísticas. De dezembro de 2016 a março de 2017, as embarcações que mais se envolveram com acidentes foram lanchas (57%), motos aquáticas (16%) e botes (11%).
Leia também:
Marinha faz acordo sobre a Vila Naval
FAB e Marinha do Brasil auxiliam nas buscas a tripulantes de navio desaparecido
Uma novidade da Operação Verão 2017/2018 será a "Travessia Segura". A campanha acontecerá entre os dias 15 e 31 de janeiro, em todo o País, com foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.
As ações ocorrerão em toda área de jurisdição da CPPE e de intensa movimentação, a exemplo do Rio Jaboatão, Coroa do Avião, Serrambi, Porto de Galinhas, Rio Timbó, Praia de Carneiros, Tamandaré e o Arquipélago de Fernando de Noronha. Para executar a Operação Verão, a Capitania dos Portos de Pernambuco contará com um efetivo de cerca de 97 militares, com o apoio de nove embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas e cinco viaturas.
Números
Na Operação Verão 2016/2017, a CPPE inspecionou mais de duas mil embarcações, emitindo 61 notificações que se reverteram em 59 autos de infração. Além disso, foram realizadas duas apreensões de embarcações e abertos cinco Inquéritos de Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN).

