Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
VISITA

Chanceler russo chega à Coreia do Norte para visita oficial a Kim Jong-Un

A viagem, que deve ter duração de três dias, acontece em um contexto de aproximação entre Moscou e Pyongyang

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, na última visita ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em outubro de 2024 O ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, na última visita ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em outubro de 2024  - Foto: Ministério Russo das Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, chegou nesta sexta-feira à Coreia do Norte para uma visita oficial, segundo informaram agências de imprensa russas, em um contexto de fortalecimento da relação entre Moscou e Pyongyang, incluindo a cooperação militar.

Lavrov aterrissou em Wonsan, na costa do mar do Japão, onde as autoridades norte-coreanas inauguraram no final de junho uma zona turística, segundo reportaram as agências estatais russas TASS e Ria Novosti. Está previsto que ele se reúna, entre outros, com sua contraparte norte-coreana, Choe Son Hui.

A viagem oficial tem duração prevista para três dias, segundo a imprensa da Coreia do Norte.

Essa visita ocorre um mês e meio após a viagem a Pyongyang do secretário do conselho de segurança russo, Serguei Shoigu, por ocasião do primeiro aniversário de um acordo de defesa mútua assinado por ambos os países.

Moscou e Pyongyang estreitaram sua cooperação militar nos últimos anos, com a Coreia do Norte fornecendo armas e tropas para apoiar o esforço de guerra russo contra a Ucrânia.

Ambos os países assinaram um acordo de defesa mútua durante uma visita do presidente russo, Vladimir Putin, à Coreia do Norte no ano passado.

Um contingente de soldados norte-coreanos participou, junto ao exército russo, dos combates contra as forças ucranianas na região russa de Kursk, da qual estas últimas ocuparam uma pequena parte até abril de 2025.

Como outro sinal recente da aproximação entre ambos os países, a agência russa de regulação do transporte aéreo, Rosaviatsia, concedeu à companhia aérea russa Nordwind Airlines a autorização para operar até dois voos semanais entre Moscou e Pyongyang.

Veja também

Newsletter