Cheia repentina deixa uma centena de desaparecidos no Himalaia indiano
O Exército indiano declarou que 150 soldados chegaram ao local e ajudaram a resgatar cerca de 20 pessoas que sobreviveram à lama endurecida
Uma enchente repentina que provocou uma torrente de lama atingiu uma localidade na região do Himalaia, no norte da Índia, deixando pelo menos quatro mortos e cerca de 100 desaparecidos, informou um ministro.
As águas devastaram um estreito vale montanhoso, destruindo edifícios em seu caminho enquanto a enxurrada caía sobre o vilarejo de Dharali, no estado de Uttarakhand.
"É uma situação grave... Recebemos informação que indica que há quatro mortos e cerca de 100 pessoas desaparecidas. Rezamos por sua segurança", declarou o ministro de Estado da Defesa, Sanjay Seth, à agência de notícias Press Trust of India (PTI).
Os vídeos divulgados pela mídia indiana mostravam uma assustadora onda de água lamacenta e várias pessoas correndo antes de serem engolidas pelas escuras ondas de destroços dos edifícios destruídos.
Leia também
• Barcos que lançavam fogos de artifício em festival pegam fogo no Japão
• Índia: grande deslizamento de terra deixa mortos e dezenas de desaparecidos em Uttarakhand
O Exército indiano declarou que 150 soldados chegaram ao local e ajudaram a resgatar cerca de 20 pessoas que sobreviveram à lama endurecida.
O comandante da Força Estadual de Resposta a Desastres, Arpan Yaduvanshi, afirmou que a lama tinha uma profundidade de 15 metros em alguns lugares, suficiente para cobrir completamente alguns edifícios.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, expressou suas condolências em um comunicado e disse que "nenhum esforço está sendo poupado para prestar assistência".
O ministro-chefe do estado de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, assegurou que a inundação foi causada por uma "chuva torrencial" repentina e intensa. A destruição é "extremamente triste e angustiante", classificou.
O Departamento Meteorológico da Índia emitiu um alerta vermelho para a área e afirmou que chuvas "extremamente intensas" foram registradas em regiões isoladas de Uttarakhand.
As inundações e deslizamentos de terra fatais são comuns durante a temporada de monções, de junho a setembro, mas especialistas afirmam que as mudanças climáticas, somad

