Chuva atrasa montagem do Galo da Madrugada

Previsto pela Prefeitura do Recife para estar de pé por volta das 7h, o gigante de 3,5 toneladas e 25 metros ainda não está totalmente montado para saudar o Carnaval do Recife, apesar dos esforços da equipe de montagem

Atraso na montagem do galo giganteAtraso na montagem do galo gigante - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A montagem do Galo Gigante foi interrompida pela forte chuva que caiu no Recife na manhã desta sexta-feira (9). Segundo informações passadas pelo presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, a previsão é de que o Galo esteja completamente montado até às 12h – a previsão anterior dada pela Prefeitura do Recife era por volta das 7h.

Leia também:
Ao som dos clarins, o Recife abre seu Carnaval esta sexta
Uber cobrará taxa de quem sujar carros no Carnaval
Olinda abre Carnaval com frevo e chuva


Falta apenas a montagem da asa direita, a sombrinha de frevo e o pé, para que o gigante de 3,5 toneladas e 25 metros esteja pronto para saudar o Carnaval. A sombrinha que estava sendo colocada teve que ser retirada porque não conseguiram encaixa-lá na estrutura do boneco, os trabalhadores tiveram que fazer um furo no cabo com solda para encaixá-la.

A reportagem, que está no local, conversou com um encarregado da empresa EP Empreendimentos. Ele afirmou que a estrutura do Galo Gigante foi feita em 25 dias, já que a primeira empresa a ganhar a licitação não teria conseguido executar o projeto. Normalmente, o boneco leva dois meses para ser confeccionado. 

Apesar dos esforços da equipe de montagem, que varou a madrugada para adiantar o trabalho, as fortes chuvas acabaram atrasando o cronograma de entrega. Só nesta manhã, os operários tiveram que interromper a montagem cinco vezes por questões de segurança.

Muitas pessoas estão passando pela Ponte Duarte Coelho e estranham o fato do Galo Gigante ainda não estar finalizado. O técnico geral Ricardo de Oliveira, 55 anos, afirma que a dificuldade veio com a chuva. “A turma trabalha lento e acontece isso. Tem que acelerar um pouco. Mas vai estar em pé ainda hoje”, declarou.A assistente de produção Cíntia Antônia de Brito, 30, parou em frente ao galo para fazer selfies e também reclamou do atraso na montagem. “Já era para estar em pé. Acho que houve algum problema”. Ela disse que sempre sai no bloco mas esse ano vai viajar. “Não gostei do boneco nem desse ano, nem do ano passado”.

Com uma sombrinha de frevo na asa direita e roupagem predominantemente nas cores preta, vermelha e amarela, a escultura é assinada pelo cenógrafo veterano Walther Holmes e pelo também cenógrafo e iluminador Edson Lima que traz como novidade neste ano uma iluminação especial para o gigante. Foram utilizadas 700 penas criadas exclusivamente por Holmes. Já os pés e a cabeça foram esculpidos manualmente pelo artesão Mestre Tonho.

Para receber os foliões no sábado de Zé Pereira, no dia do desfile da agremiação Clube de Máscaras o Galo da Madrugada, haverá reforço de 30 linhas de ônibus. Outras 179 linhas terão itinerários alterados, e sete especiais entrarão em operação para levar os foliões de vários pontos de Recife e Olinda para o bloco. Também haverá reforço na segurança, que contará com 5.047 policiais e bombeiros - um aumento de 18% em relação ao ano passado.



Veja também

Biden e Trump cortejam eleitores no Meio Oeste a quatro dias das eleições
EUA

Biden e Trump cortejam eleitores no Meio Oeste a quatro dias das eleições

França anuncia detenção de terceiro indivíduo após ataque com faca em Nice
Atentado

França anuncia detenção de 3ª pessoa após ataque com faca