Começa oficialmente o tríduo momesco de Olinda

Folia na Cidade Patrimônio tem início oficialmente, nesta quinta-feira (8), com desfile de agremiações. Homenagem ao músico Tito Lívio promete emocionar. Alceu Valença encerra a primeira noite

Agremiações tomam conta das ladeiras de OlindaAgremiações tomam conta das ladeiras de Olinda - Foto: Alfeu Tavares

Olinda abre alas oficialmente, nesta quinta-feira (8), para o reinado de Momo. O palco principal da festa, na praça do Carmo, começa os festejos, às 18h, com o tradicional cortejo de blocos. Além da reverência às homenageadas deste ano - a bailarina Adriana do Frevo e a carnavalesca Zeu das Olinda -, o evento realiza um tributo ao cantor e compositor Tito Lívio (falecido em 2017), que batiza o polo. E Alceu Valença faz o encerramento, às 22h30.

A lista de agremiações traz O Homem da Meia-Noite, O Menino da Tarde, A Mulher do Dia, Elefante, Vassourinhas, Cachorro do Homem do Miúdo, Maracatu Nação Leão Coroado, Cariri, Lenhadores, Pitombeira, Flor da Lira, Preto Velho, Piaba de Ouro e Alafin Oyó. Elas saem da Biblioteca Pública e seguem até o Carmo. De lá a maioria ruma até o largo do Rosário.

No palco, a Companhia de Dança Alexandre Spain apresenta um espetáculo com crianças e jovens carentes do bairro de Águas Compridas. Às 21h, ocorre o tributo a Tito Lívio. Mais de 20 artistas foram convidados para o show especial, entre eles J. Michiles, Josildo Sá, Ed Carlos, Beto Hortis, Cezinha, Fábio Valois, Márcia Pequeno e Publius.

“Esperamos que todos - moradores, turistas e pessoas de cidades vizinhas - lotem a praça do Carmo para assistir a esse espetáculo”, convocou o secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral.

O decorador cearense João Paulo Freitas, 28 anos, vai passar oito dias na cidade. “Era um sonho vir para cá. O Carnaval será inesquecível. Trouxe até uma fantasia de sereia do Ceará”, disse. O maior fluxo de turistas alojados no Sítio Histórico deve ser verificado a partir desta quinta.

Limpeza
Às 6h, um mutirão com 80 garis, 20 mil litros de água, 120 litros de odorizante e muito frevo sai do Mercado da Ribeira limpando os principais corredores da folia.

Veja também

Após morte de George Floyd, capas de revistas com negros disparam
EUA

Após morte de George Floyd, capas de revistas com negros disparam

Em evento no Recife, ministro da Educação diz que 140 prefeituras terão de prestar contas ao TCU
EM EVENTO NO RECIFE

Em evento no Recife, ministro da Educação diz que 140 prefeituras terão de prestar contas ao TCU