Sáb, 27 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Internacional

Dinamarca vai autorizar presença de tropas dos EUA no país

Acordo bilateral é firmado em meio às crescentes tensões entre países ocidentais e a Rússia

Primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, em entrevista coletivaPrimeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, em entrevista coletiva - Foto: Liselotte Sabroe / Ritzau Scanpix / AFP

A Dinamarca disse estar disposta a receber tropas americanas em seu território, no âmbito de um acordo bilateral firmado com Washington, em um momento de crescentes tensões entre países ocidentais e a Rússia. 

"Os Estados Unidos estenderam a mão para a Dinamarca e propuseram-nos uma cooperação bilateral em matéria de defesa", além da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), declarou a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, em entrevista coletiva.

"A forma exata que essa colaboração terá ainda não foi definida, mas pode incluir a presença de soldados e de equipamento militar dos Estados Unidos em território dinamarquês", acrescentou. 

A premiê afirmou que as negociações para o futuro acordo não foram precipitadas pela atual tensão entre Rússia e Ucrânia, mas reconheceu que esta crise "ilustra", na opinião da Dinamarca, a necessidade de uma maior cooperação. 

"A OTAN e os Estados Unidos são os garantes da nossa segurança. É por isso que fazemos uma frente comum com este país, quando os valores ocidentais, como democracia e liberdade, são questionados", alegou o ministro da Defesa, Morten Bødskov. 

O país nórdico, que lutou ao lado dos americanos no Iraque, tornou-se, nas últimas décadas, um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos na Europa.

Veja também

Newsletter