EUA acusa Uber de traição enganosa de assinatura
Comissão Federal de Comércio diz que uma companhia com sede em São Francisco violou a lei para restaurar a confiança dos consumidores on-line com táticas enganosas no serviço Uber One
A agência reguladora do comércio dos Estados Unidos acusou, nesta segunda-feira (21), a Uber de enganar os usuários sobre descontos promocionais em um de seus serviços de assinatura e, inclusive, de tê-los inscritos sem autorização.
Leia também
• IFF prevê pequena recessão nos EUA no segundo semestre de 2025
• Legisladores dos EUA seguirão lutando pela volta de Salvador deportado por engano
• Governo mexicano pede retirada de anúncio dos EUA contra migração na TV
Na ação, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) argumenta que uma companhia com sede em São Francisco violou a lei para restaurar a confiança dos consumidores on-line com táticas enganosas no serviço Uber One.
“Os americanos estão cansados de serem registrados em assinaturas não solicitadas que parecem impossíveis de cancelar”, disse o presidente da FTC, Andrew Ferguson, em um comunicado para anunciar o processo.
“A Uber não apenas enganou os consumidores sobre as suas assinaturas, mas também se tornou injustificadamente difícil cancelá-las”, acrescentou.
A Uber One oferece descontos em viagens ou pedidos em domicílio fazendo uso do serviço Uber Eats.
O serviço de assinatura custa cerca de 10 dólares mensais (R$ 58).
A Uber atraiu usuários com a promessa de economizar 25 dólares mensais (R$ 146), mas isso não se aplica às tarifas de assinaturas, segundo a denúncia.
Os representantes da FTC alegaram que a promessa da Uber era enganosa e que a companhia dificultou o cancelamento do serviço mesmo quando afirmava que ele poderia ser feito “a qualquer momento”.
A Uber nega ter registrado usuários sem sua permissão e disse que a maioria dos cancelamentos de assinaturas leva menos de 20 segundos no aplicativo de celular.
“Estamos desapontados que a FTC tenha escolhido seguir o futuro com esta ação”, disse à AFP um porta-voz da empresa.

