Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
EUA

EUA acusa Uber de traição enganosa de assinatura

Comissão Federal de Comércio diz que uma companhia com sede em São Francisco violou a lei para restaurar a confiança dos consumidores on-line com táticas enganosas no serviço Uber One

A Uber One oferece descontos em viagens ou pedidos em domicílio fazendo uso do serviço Uber EatsA Uber One oferece descontos em viagens ou pedidos em domicílio fazendo uso do serviço Uber Eats - Foto: Josh Edelson/AFP

A agência reguladora do comércio dos Estados Unidos acusou, nesta segunda-feira (21), a Uber de enganar os usuários sobre descontos promocionais em um de seus serviços de assinatura e, inclusive, de tê-los inscritos sem autorização.

Na ação, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) argumenta que uma companhia com sede em São Francisco violou a lei para restaurar a confiança dos consumidores on-line com táticas enganosas no serviço Uber One.

“Os americanos estão cansados de serem registrados em assinaturas não solicitadas que parecem impossíveis de cancelar”, disse o presidente da FTC, Andrew Ferguson, em um comunicado para anunciar o processo.

“A Uber não apenas enganou os consumidores sobre as suas assinaturas, mas também se tornou injustificadamente difícil cancelá-las”, acrescentou.

A Uber One oferece descontos em viagens ou pedidos em domicílio fazendo uso do serviço Uber Eats.

O serviço de assinatura custa cerca de 10 dólares mensais (R$ 58).

A Uber atraiu usuários com a promessa de economizar 25 dólares mensais (R$ 146), mas isso não se aplica às tarifas de assinaturas, segundo a denúncia.

Os representantes da FTC alegaram que a promessa da Uber era enganosa e que a companhia dificultou o cancelamento do serviço mesmo quando afirmava que ele poderia ser feito “a qualquer momento”.

A Uber nega ter registrado usuários sem sua permissão e disse que a maioria dos cancelamentos de assinaturas leva menos de 20 segundos no aplicativo de celular.

“Estamos desapontados que a FTC tenha escolhido seguir o futuro com esta ação”, disse à AFP um porta-voz da empresa.

Veja também

Newsletter