EUA e Japão firmam acordo para garantir fornecimento de terras raras
Acordo chega no momento em que Washington tenta promover o acesso a esses elementos cruciais para indústrias como tecnologia e defesa
Os Estados Unidos e o Japão assinaram, durante a visita do presidente Donald Trump a Tóquio, um acordo para "garantir" o fornecimento de minerais críticos e terras raras, informou a Casa Branca nesta terça-feira (28, data local).
O acordo chega no momento em que Washington tenta promover o acesso a esses elementos cruciais para indústrias como tecnologia e defesa, enquanto a China, seu principal fornecedor, endureceu as restrições à sua exportação.
O objetivo do pacto com Tóquio é "ajudar ambos os países a alcançarem a resiliência e a segurança das cadeias de suprimentos", diz o comunicado do governo americano.
Leia também
• Milei agradece Trump após vitória em eleição legislativa na Argentina: "Você é um grande amigo"
• Trump parabeniza presidente Lula e diz que negociações com Brasil prosseguem
• Primeira-ministra do Japão diz que teve conversa "franca" com Trump
Estados Unidos e Japão "vão identificar conjuntamente projetos de interesse para abordar as deficiências nas cadeias de suprimentos de minerais críticos e terras raras, incluídos produtos derivados como ímãs permanentes, baterias, catalisadores e materiais óticos", diz o texto.
Os dois países "pretendem mobilizar o apoio do governo e do setor privado", acrescenta.
Este mês, Pequim anunciou restrições drásticas à indústria de terras raras, o que levou Trump a ameaçar com tarifas de 100% sobre os produtos chineses como represália.
Durante sua viagem pela Ásia, o dirigente americano e o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, firmaram um acordo comercial que também impulsiona o acesso dos Estados Unidos a minerais críticos.

