Eventos no Recife comemoram o Dia do Musicoterapeuta
Atividades ocorrem na Fafire, pela manhã, e no parque Dona Lindu, à tarde, nesta sexta-feira (15)
O Dia do Musicoterapeuta é comemorado em 15 de setembro. A Associação de Musicoterapia de Pernambuco (AMP), junto com o Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (Nupic) e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), realizam, nesta sexta-feira (15) o evento Musicoterapia e Autismo, dentro do programa Café Cultural da instituição de ensino.
Leia também:
Projeto Sons do Silêncio ensina surdos a tocar instrumentos musicais no Recife
Educando através da música
O encontro, que acontece, a partir das 10h, no Auditório São José da Fafire (avenida Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista, área central do Recife), conta com a presença do musicoterapeuta, professor do IFPE e aluno da Fafire, José Davison da Silva Júnior, e da psicóloga Carmem Lúcia Vasconcelos, com mediação da professora Fernanda Wanderlei. Para participar, é preciso fazer a inscrição no site. À tarde, a partir das 15h30, ocorre a AMP divulga seu trabalho e promove recitais no parque Dona Lindu, em Boa Viagem (Zona Sul).
Integrante da AMP, Kadna Cordeiro é criadora da abordagem musicoterápica Hullabaloo, que tem a improvisação, a experimentação e a criatividade como pilares. Para ela, a musicoterapia ainda é um trabalho mal compreendido. "Muitas pessoas acham que musicoterapia é ouvir música para relaxar e dormir. Se assim fosse um bom papo com o amigo se configuraria psicoterapia. E não é", compara.
A musicoterapia é um conjunto de técnicas que utiliza a música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) com um cliente ou grupo, em um processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, organização e outros objetivos terapêuticos no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

