Exército libanês desmantela 'uma das maiores fábricas' de captagon do país
Soldados desmantelaram o maquinário e apreenderam uma grande quantidade de comprimidos de captagon
O Exército libanês anunciou, nesta segunda-feira (14), que descobriu e desmantelou "uma das maiores fábricas de captagon" do país, localizada perto da fronteira com a Síria, principal exportadora dessa anfetamina ilegal antes da queda de Bashar al-Assad.
Leia também
• Brasil vai aderir a processo na ONU em que África do Sul acusa Israel de genocídio em Gaza
• Israel propõe controversa "cidade humanitária" em Gaza
• Israel admite "erro técnico" ao atacar ponto que distribuía água
Em um comunicado, as forças armadas libanesas afirmaram ter apreendido "uma importante fábrica de produção de captagon em Yammouné", na planície oriental do Vale do Beqaa, na fronteira com a Síria.
"Esta é uma das maiores fábricas já desmanteladas", afirmaram.
Os soldados desmantelaram o maquinário e apreenderam uma grande quantidade de comprimidos de captagon, uma droga derivada de um medicamento usado para tratar narcolepsia ou transtorno de déficit de atenção.
O Exército também aterrou um túnel de 300 metros de comprimento usado para entrar e sair da fábrica e para armazenar a carga, acrescentou o comunicado.
O captagon tornou-se o principal produto de exportação da Síria durante a guerra civil que eclodiu em 2011, fornecendo uma fonte significativa de financiamento ilícito para o governo de Bashar al-Assad.
Quando as novas autoridades sírias assumiram o poder em dezembro, descobriram grandes estoques de captagon em armazéns e antigas instalações militares e acusaram o movimento libanês Hezbollah, aliado do ex-presidente, de traficar a droga através da fronteira.
O Líbano também enfrenta pressão para combater o tráfico dessa droga de países conservadores do Golfo Pérsico, seu principal mercado consumidor.

