Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ITÁLIA

Francisco estava na primeira selfie de um Papa: "Até os seguranças riram", diz jovem que pediu foto

Nenhum Papa havia sido fotografado em um autorretrato até aquele momento

Selfie do Papa Francisco com três jovens, Riccardo Aguiari, Martina Boiardi e Guglielmo Nicoli, pouco depois de ser ordenado o Sumo Sacerdote da igreja CatólicaSelfie do Papa Francisco com três jovens, Riccardo Aguiari, Martina Boiardi e Guglielmo Nicoli, pouco depois de ser ordenado o Sumo Sacerdote da igreja Católica - Foto: reprodução

Se hoje as selfies são comuns, há pouco mais de dez anos os autorretratos ainda eram uma novidade nas redes sociais. Por esse motivo, quando o então novo Papa Francisco aceitou tirar uma foto ao lado de três jovens, a imagem rodou o mundo, mostrando uma busca pela proximidade entre o Sumo Sacerdote e os fiéis.

— Aquela foto está impressa e pendurada em casa, para toda a família, ela lembra um momento inesquecível, mas não esperávamos toda aquela repercussão — diz um dos integrantes da foto Guglielmo Nicoli, ao jornal italiano Corriere de Bologna. Ele hoje tem 27 anos.

A foto aconteceu cerca de cinco meses após o início do papado, em 13 de março de 2013. Eles se aproximaram do Papa durante uma audiência privada na Basílica de São Pedro. Para o momento marcante, bastou um garoto de 15 anos perguntar de modo informal "você pode tirar uma foto com a gente?", Francisco aceitou de bom grado.

Ele se aproximou dos rostos de Riccardo Aguiari, Martina Boiardi e Guglielmo Nicoli — todos da Paróquia de Fiorenzuola, na Itália — e sorriu.

— Até os seguranças sorriram diante de tanta espontaneidade — relata Nicoli, que hoje trabalha na empresa da família, especializada em máquinas para o tratamento de resíduos.

Repercussão internacional
A imagem foi postada pelos jovens em suas redes sociais e, poucas horas depois, se tornou viral. O Vaticano também ajudou a divulgá-la. A foto chegou até jornais internacionais como o New York Times.

Análise: Papa Francisco e a relação difícil com a Igreja nos EUA, França e Alemanha

A notícia chamou atenção da mídia televisiva e os três jovens foram convidados a contar o episódio no programa Pomeriggio Cinque, da Mediaset.

Foi um gesto simples, mas de grande valor simbólico. Até aquele momento, nenhum Papa havia sido fotografado em um autorretrato. Aquela foto virou símbolo de uma mudança também na comunicação do Vaticano.

"Nos marcou profundamente"
Doze anos depois, os protagonistas daquele momento seguiram caminhos diferentes, mas a lembrança continua viva.

— Ficamos tocados pela forma como ele se fez parte de nós — conta Nicoli. — Minha mãe mandou imprimir a foto e a pendurou em casa. Toda vez que olhamos para ela, lembramos de um momento que nos marcou profundamente.

Martina Boiardi, por sua vez, mudou-se para a Bélgica, onde cursa doutorado em engenharia biomédica.

Riccardo Aguiari, o jovem que apertou o botão do celular para fazer o selfie, é baterista.

— Foi uma experiência única, que nos tornou, por um instante, parte da história — conclui Nicoli.

Veja também

Newsletter