Hospital Dom Moura, em Garanhuns, ganha novo Centro de Imagens
A unidade é referência em diversos atendimentos de emergência e especialidades para a população dos 21 municípios que compõem a V Geres
Referência no atendimento à saúde da população de quase 500 mil habitants dos 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste de Pernambuco, o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, ganhou um novo Centro de Imagens. Agora o hospital poderá realizar até cinco vezes mais exames que antes, passando de 100 exames diários para 500. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (3), com participação do secretário estadual de Saúde, André Longo. Na cerimônia, Longo adiantou que o hospital, em breve, ganhará um tomógrafo para reforçar o Centro de Imagem.
Além da reforma da estrutura predial externa, o hospital foi equipado com um novo aparelho de raio-X. O investimento foi de cerca de R$ 350 mil. "O equipamento atenderá todas as especialidades presentes na unidade, onde este exame de imagem se faça necessário para investigação e definição da conduta médica adotada para cada paciente”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante a inauguração.
Leia também
• Inmet alerta para baixa umidade no Agreste e Sertão de Pernambuco
• Polo de Confecções do Agreste ultrapassa 10 milhões de EPIs comercializados
• Escola indígena é alvo de incêndio em Águas Belas, no Agreste
Anualmente, o hospital realiza uma média de 90 mil atendimentos, 2,5 mil partos e cerca de 1,5 mil procedimentos cirúrgicos. O serviço ainda oferta atendimentos ambulatoriais nas áreas de ginecologia, ortopedia, neurologia, pediatria, cardiologia, pré-natal de alto risco, cirurgia geral e urologia, otorrinolaringologia, dermatologia, neuropediatria e geriatria, através do Programa Saúde do Idoso, ambulatório de microcefalia. Por ano, o ambulatório realiza cerca de 2,2 mil consultas.
Com o anúncio de um tomógrafo na unidade, a necessidade de transferência de pacientes para atendimento em outros hospitais ficaráserá ainda menor. "Esse tomógrafo irá qualificar ainda mais os processos de diagnóstico dos pacientes da região", frisou Longo.

