Jornal canadense é acusado de antissemitismo, após publicar charge de Netanyahu como um vampiro
Diretor do 'La Presse' se desculpou e explicou que a charge era uma crítica ao governo israelense, e não ao povo judeu
Um jornal de Montreal enfrentou, nessa quarta-feira, acusações de antissemitismo após publicar uma charge em que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aparecia caracterizado como um vampiro.
O jornal digital em língua francesa "La Presse" mostrou Netanyahu com orelhas pontiagudas e garras, de pé no convés de um barco, evocando o vampiro do filme "Nosferatu", de 1922. A legenda da imagem dizia: "Nosfenyahu a caminho de Rafah".
The Canadian newspaper La Presse published an caricature of Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu, depicting him as the vampire from the movie "Nosferatu".
— Owl Post (@_PalestineFree) March 21, 2024
The caricature sparked outrage leading to the newspaper's retraction and apology, clarifying that it was meant as a… pic.twitter.com/rxyYcOk9TT
O diretor do "La Presse" se desculpou e explicou que a charge era uma crítica ao governo israelense, e não ao povo judeu. Políticos canadenses, incluindo líderes judeus, criticaram a caricatura, entre eles o primeiro-ministro, Justin Trudeau. "É inaceitável retomar o antissemitismo e referências como essa", disse o premier.
Leia também
• Biden e Netanyahu se falam por telefone pela primeira vez em mais de um mês
• Netanyahu promete retirar civis antes de lançar ofensiva em Rafah
• Líder democrata sobe tom, pede renúncia de Netanyahu e novas eleições em Israel
Ao meio-dia, a imagem foi retirada do ar. "Nunca foi a nossa intenção promover o antissemitismo ou estereótipos prejudiciais", ressaltou a editora-chefe do jornal, Stephanie Grammond.

