Mais de 500 migrantes resgatados na costa de Creta
O porta-voz do governo grego informou que há um "fluxo migratório intenso, contínuo e crescente para o sul do nosso país"
Um novo grupo de 520 migrantes foi resgatado pela polícia portuária grega em Gavdos, uma pequena ilha ao sul de Creta, enquanto Atenas expressa preocupação com o "fluxo intenso de migrantes" da Líbia, informou o governo.
Os resgatados, cujas nacionalidades não foram divulgadas, serão transferidos para Lavrio, um porto perto de Atenas, informou a Guarda Costeira grega.
"Após uma longa operação de busca, aproximadamente 520 estrangeiros a bordo de um barco de pesca foram resgatados 17 milhas náuticas ao sul de Gavdos", afirmou seu comunicado.
Leia também
• Sudão do Sul diz que deportados pelos Estados Unidos estão sob custódia de seu governo
• El Salvador contradiz Trump e afirma que EUA têm responsabilidade legal por imigrantes deportados
• Dez pessoas são acusadas de atacar centro de detenção de migrantes no Texas
Mais de 2.000 migrantes foram resgatados nas costas de Gavdos e Creta nos últimos dias pela Frontex e pela polícia portuária, marcando um "pico" no número de chegadas, segundo autoridades gregas.
"Estamos falando de um fluxo migratório intenso, contínuo e crescente para o sul do nosso país", destacou o porta-voz do governo, Pavlos Marinakis, na televisão na noite de terça-feira.
No domingo, mais de 600 migrantes foram resgatados nesta região do Mediterrâneo em quatro operações diferentes, informou a polícia portuária.
Segundo autoridades gregas, mais de 7.300 migrantes chegaram a Creta e Gavdos desde o início do ano, em comparação com 4.935 em 2024.
Algumas ilhas no nordeste do Mar Egeu, como Lesbos, têm campos de acolhimento, mas Creta e Gavdos não os possuem.
Autoridades locais pressionam o governo a tomar medidas para resolver a situação.

