Milhares bloqueiam estradas na segunda noite de protestos na Sérvia
Manifestantes, contra corrupção, cobram por eleições antecipadas
Milhares de manifestantes bloquearam neste domingo (29) importantes estradas em Belgrado e outras cidades da Sérvia, na segunda noite de protestos para exigir eleições antecipadas.
Na mobilização de sábado, cerca de 140 mil pessoas se reuniram no centro da capital no mais recente de uma onda de protestos provocados pelo colapso do teto de uma estação de trem em novembro na cidade de Novi Sad.
Leia também
• Mais de 100 mil manifestantes protestam na Sérvia por eleições antecipadas
• Presidente da Sérvia tem alta após ser hospitalizado em retorno dos EUA
• Número de mortos no acidente que gerou protestos em massa na Sérvia sobe para 16
O desabamento deixou 16 mortos e o acidente foi atribuído a uma construção defeituosa devido à corrupção.
Neste domingo, manifestantes contra a corrupção, queixando-se sobre a prisão de "um grande número de cidadãos" antes do protesto, montaram dezenas de barricadas ao redor da cidade.
A imprensa local e vídeos divulgados pelos manifestantes mostram grandes multidões chegando às principais pontes, enquanto os estudantes formavam barricadas com cestos de lixo e cercas.
Mais cedo, o presidente sérvio Aleksandar Vucic rejeitou a demanda por eleições antecipadas e acusou o movimento de causar "terror".
"A Sérvia venceu e não se pode derrotar a Sérvia com violência, como alguns queriam", declarou Vucic em um discurso na televisão.
Manifestantes reunidos no centro de Belgrado enquanto emitem um "ultimato" ao governo populista para convocar eleições antecipadas. | Foto: Djordje Kostic / AFP

