Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Zona da Mata Norte

Sem água há 30 dias, moradores de Nazaré da Mata fazem manifestação para cobrar abastecimento

Ato aconteceu em frente ao escritório da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no centro da cidade

Criminosos furtaram o transformador de energia responsável por bombear águaCriminosos furtaram o transformador de energia responsável por bombear água - Foto: Reprodução/WhatsApp

Moradores de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, se uniram, na manhã desta quinta-feira (17), em frente ao escritório da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no Centro da cidade, para cobrar o reabastecimento de água na área, que não acontece há mais de 30 dias de acordo com a população.

O problema começou no último mês depois que criminosos furtaram o transformador de energia responsável por bombear água da Usina Barra, localizada na Zona Rural de Aliança, também na Mata Norte, até a Estação de Tratamento (ETA), de Nazaré da Mata.

Diante da situação, foram prejudicados mais de 36 mil moradores do Alto da Santa, Costa Porto, Loteamento Pedregulho, Estação, Vila, Paraíso, Eugênio Bandeira, Sítio Novo, Loteamento Ermírio Coutinho, Vila Madalena e Centro.

A população afirma que o acesso a água tem ocorrido somente por meio de carros-pipa, contratados pelos próprios moradores.

Diante da manifestação nesta quinta, os portões do escritório da Compesa foram fechados e viaturas da Polícia Militar estiveram no local para acompanhar o protesto.

Por meio de nota, a Compesa informou que o transformador que substituirá o equipamento furtado da Estação Elevatória está previsto para ser entregue nesta sexta-feira (18). A previsão é de que a instalação seja finalizada no domingo (20), quando haverá a retomada do abastecimento.

A empresa disse ainda que a cidade de Nazaré da Mata está sendo atendida, atualmente, pela unidade de Usina Barra, com regime de rodízio de cinco dias com água e 10 dias sem.

Confira nota da compesa na íntegra:
"A Compesa informa que está prevista para amanhã (18), a entrega do transformador que substituirá o equipamento furtado da Estação Elevatória de Água Bruta de Nazaré da Mata e que impediu a continuidade do funcionamento da unidade. Desde então, a cidade de Nazaré da Mata está sendo atendida pela unidade de Usina Barra, com regime de rodízio de cinco dias com água e 10 dias sem.  A previsão é que a instalação do novo equipamento seja finalizada no domingo (20), reestabelecendo o funcionamento da Estação Elevatória de Água Bruta e a retomada do abastecimento em sua normalidade."

Veja também

Newsletter