Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ESTADOS UNIDOS

Mortes causadas por bactéria "comedora de carne" estão aumentando nos EUA. Onde ela é encontrada?

1 em cada 5 pessoas infectadas por Vibrio vulnificus morre, às vezes um ou dois dias após adoecer, segundo CDC

Bactérias Vibrio vulnificus Bactérias Vibrio vulnificus  - Foto: Janice Haney Carr/Centers for Disease Control and Prevention

Banhistas e turistas que frequentam praias da Costa do Golfo dos Estados Unidos foram alertados sobre o alto risco de infecção por Vibrio vulnificus, uma das bactérias consideradas "comedoras de carne" por provocarem fasciíte necrosante. Ao todo, oito pessoas morreram nos últimos meses decorrente do microrganismo, quatro em Louisiana e quatro na Flórida.

Desde o início do ano, o estado de Louisiana soma 17 casos de infecção pela bactéria — mais que o dobro da média anual de sete infecções observadas na última década, como informa o Departamento de Saúde local. Enquanto na Flórida, 13 casos foram notificados às autoridades de saúde.

Onde a bactéria é encontrada e como se contrai?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Vibrio são bactérias que vivem naturalmente em certas águas costeiras. São encontradas em maior número de maio a outubro, quando as temperaturas da água são mais altas, especialmente em locais onde a água é salobra (uma mistura de água salgada e água doce).

 

Alguns comportamentos também podem aumentar o risco de infecção. Entre eles:

Comer frutos do mar crus, especialmente ostras;

Expondo uma ferida aberta às águas costeiras; e

Expor uma ferida aberta a frutos do mar crus ou à água presente neles.

Assim como algumas condições médicas e tratamentos podem aumentar o risco de infecção e complicações graves. Entre eles estão:

Ter doença hepática, câncer, diabetes, HIV ou talassemia;

Estar fazendo tratamento com terapia imunossupressora;

Tomar remédios para diminuir os níveis de ácido estomacal; e

Tendo passado por uma cirurgia de estômago recentemente.

Além disso, o órgão ressalta que cerca de 1 em cada 5 pessoas infectadas por Vibrio vulnificus morre, às vezes um ou dois dias após adoecer. Muitas vezes, a Vibrio causa a fasciíte necrosante, que atinge a pele, os músculos e os tecidos moles, causando a morte de áreas afetadas e, assim, levando à necrose dos locais afetados.

No entanto, existem muitos tipos de bactérias que podem causar a fasciíte necrosante, sendo a mais comum o estreptococo do grupo A.

Veja também

Newsletter