Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Trânsito

Motoristas que transitam pela Av. Beira-Rio utilizarão faixa reversível a partir deste sábado (17)

A utilização da faixa reversível é uma solução para dar mais fluidez na via de acordo com a demanda em cada horário

Avenida Beira RioAvenida Beira Rio - Foto: Reprodução/ Google Street View

A partir deste sábado (17), os motoristas que transitam pela avenida Beira-Rio, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, precisarão utilizar a faixa reversível da via.

O equipamento foi uma solução de engenharia viária implantada no primeiro semestre de 2019 para otimizar a capacidade viária  em relação ao fluxo de veículos, que varia em cada horário.

Com a comprovação de eficiência da faixa, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) decidiram implantar a sinalização definitiva na avenida. Serão instalados equipamentos semafóricos programados que indicarão o sentido da via no horário reversível, para orientar os condutores quanto às faixas que devem utilizar.

Na avenida Beira-Rio, existem três faixas de rolamento entre as ruas José Osório e Clóvis Beviláqua, que foram redistribuídas. Por causa do ajuste na sinalização, a faixa central, que tem o funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga, se tornou uma faixa reversível. Dessa forma, apenas nos dias úteis e das 15h às 20h, a circulação da faixa central funciona em direção à Ponte da Torre.

Além dessa nova sinalização para faixa reversível, travessias de pedestres também serão implantadas ao longo da via, incluindo um novo semáforo para assegurar a travessia de pedestres e ordenar o fluxo de veículos que vem da Rua Demóstenes de Olinda para acessar a Avenida Beira- Rio. 

Veja também

Newsletter