Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Mudança na economia revive um velho conhecido

O número de portáteis previstos para comercialização este ano deve chegar a 3,7 milhões. Já os PCs devem chegar a 4,55 milhões de unidades

InternetInternet - Foto: Reprodução/Internet

Segundo dados divulgados esta semana pela empresa de pesquisa de mercado de tecnologia IDC Brasil, os brasileiros devem consumir menos tablets em 2017. O número de portáteis previstos para comercialização este ano deve chegar a 3,7 milhões, o que representa uma diminuição de 6% em relação ao ano passado. A diferença aumenta se usarmos o balanço trimestral. Nesse período, a queda nas vendas foi de 8% em relação a 2016, com 790 mil unidades.

O fato é que a cautela no consumo tem feito com que as pessoas pensem duas vezes antes de trocar seu portátil por um modelo mais recente ou que os planos de aquisição do primeiro sejam adiados. Cuidado esse que tem se repetido em vários outros segmentos. Na contramão está o aumento dos computadores pessoais, que passaram um bom tempo na lista dos renegados. A compra dos PCs, ainda segundo a IDC, deve chegar a 4,55 milhões de unidades, ou 1,2% a mais.

Dois pontos devem ser levados em consideração aí: o primeiro é que as famílias voltaram a se interessar pelo uso das funcionalidades mais corriqueiras em uma única máquina, mesmo sem dispensar os celulares. O outro ponto é que a abertura de novos negócios, aqueles que surgem em família e dentro de casa para complementar a renda, acaba tendo nos PCs um apoio mais robusto, funcional e acessível.

Armazenamento brasileiro
O Google anunciou ontem (19) o lançamento de seu novo centro de armazenamento de dados em São Paulo, um dos 12 que a companhia tem espalhados pelo mundo. A novidade vai permitir que empresas paguem em reais pelos serviços de armazenamento em nuvem da gigante, que pretende alcançar também clientes no Chile e na Argentina.
  
4G MAX EM PERNAMBUCO > A Claro divulgou a chegada do 4G Max nos municípios de Escada, Gravatá e Salgueiro. Somente neste ano, 38 cidades pernambucanas passaram a acessar a rede de quarta geração da operadora. “Pernambuco é estratégico para a Claro. Inauguramos recentemente um Centro de Distribuição na RMR que vai atender a toda regional do Nordeste”, afirma o diretor regional da Claro Nordeste, André Peixoto.

Leia também:
Sem ciência nem pesquisa, nosso futuro se desconstrói
Claro anuncia estratégias para conquistar pernambucanos
Tentativas de fraudes estabilizam no e-commerce


TEC NA EDUCAÇÃO > Inovação e tecnologia para o setor de Educação estão no foco do Match Day, evento que acontece nesta quinta-feira (21), às 18h, no auditório do Edifício Apolo , no Bairro do Recife. A iniciativa reúne empresas de TI maduras e startups que já desenvolvem produtos na área de ensino, além de representantes do mercado consumidor dessas tecnologias. Informações pelo fone: (81) 3224.4251.

INOVAÇÃO > O presidente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Sérgio Cavalcante, fala nesta sexta-feira (22), às 9hs, sobre “Inovação e futuro do negócio familiar”, durante o 3º Fórum RUMO das Empresas Familiares, que acontece no Courtyard Marriot Hotel, em Boa Viagem. Vai mostrar como as empresas familiares podem se preparar para manter a capacidade de inovação e garantir a longevidade dos seus negócios.

Veja também

Newsletter