Trump diz que Greta Thunberg deve 'relaxar' e ir ao cinema
Adolescente já havia sido atacada por Jair Bolsonaro, que a chamou, na última terça-feira, de "pirralha"
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta quinta-feira a nomeação de Greta Thunberg pela revista Time como personalidade do ano de 2019, dizendo que a ativista climática deve "relaxar" e ir ao cinema. "Tão ridículo. Greta deve trabalhar em seu problema de controle da raiva, depois ir a um bom e velho cinema com um amigo! Relaxa, Greta, relaxa", tuitou.
A afirmação veio depois de a revista ter anunciado na quarta-feira Greta Thunberg, de 16 anos, como a personalidade do ano. A adolescente iniciou no ano passado um protesto solitário "Greve escolar pelo clima", ou "Sexta-feira pelo futuro", contra o aquecimento global. Desde então se transformou em um ícone mundial.
Ela ficou conhecida por seus discursos inflamados aos líderes mundiais e esteve na quarta-feira em Madri, onde acusou os países ricos de enganarem as pessoas, como se estivessem tomando medidas significativas contra as mudanças climáticas.
Leia também:
Greta Thunberg é a personalidade de 2019 para a revista Time
Bolsonaro chama Greta de 'pirralha' e diz ser contra desmatamento ilegal
Sem citar desmatamento, Salles defende contribuição do setor privado para o clima
Em uma de suas aparições mais emblemáticas, a jovem se dirigiu a líderes mundiais, em outra cúpula climática, na ONU em setembro, e questionou "como vocês se atrevem" a fracassar no combate ao aquecimento global.
Greta é frequentemente criticada por sua retórica, por sua pouca idade e pelo diagnóstico de síndrome de Asperger, uma manifestação mais branda de autismo. O presidente Jair Bolsonaro a chamou, na última terça-feira, de "pirralha" e em setembro, após o discurso da adolescente, Trump, em tom de ironia, disse que ela é uma "menina muito feliz, ansiosa por um futuro brilhante e maravilhoso".

.jpg)