Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Europa

Países da UE concordam em trabalhar em medidas para conter preços da energia

Os 27 países da UE discutem há meses sobre como lidar com o aumento exponencial das tarifas de energia

Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, fez o anúncio no TwitterPresidente do Conselho Europeu, Charles Michel, fez o anúncio no Twitter - Foto: LUDOVIC MARIN / AFP

Os líderes dos 27 países da União Europeia (UE) concordaram na noite desta quinta-feira (20) em trabalhar em medidas para conter os preços da energia, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

"A unidade e a solidariedade prevaleceram. Acordo para trabalhar em medidas para conter os preços da energia para residências e empresas", anunciou Michel no Twitter, ao fim do primeiro dia de uma reunião de cúpula em Bruxelas.

A formulação do anúncio de Michel reflete a complexidade das negociações entre os líderes europeus diante das divergências evidentes, principalmente sobre a ideia de aprovar um preço máximo do gás.

Os 27 países da UE discutem há meses sobre como lidar com o aumento exponencial das tarifas de energia, mas com a aproximação do inverno boreal, enfrentam a urgência de adotar saídas concretas.

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, chegou a sugerir a adoção de um preço máximo para todas as compras de gás, embora a ideia se choque com as objeções da Alemanha, maior economia do grupo.

Antes do início da reunião, o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, advertiu que se o encontro não conseguir enviar "um sinal político claro de que não iremos mais tolerar os altos preços do gás, será o fracasso da Europa".

Veja também

Newsletter