Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, reúne vários percalços
Moradores e comerciantes do bairro de Peixinhos reclamam do lixo, alagamentos e iluminação precária da via
Em uma das principais avenidas da cidade de Olinda, a Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos, os moradores se deparam com muitos obstáculos. Há lixo, alagamentos e ruas com iluminação pública precária. Além da sinalização deficitária para veículos, causando - segundo alguns entrevistados - acidentes e transtorno aos transeuntes que passam na localidade.
Segundo os moradores, não é preciso chover muito para haver alagamento da via e das suas ruas transversais, causando transtorno às pessoas que passam ao longo da avenida de 4,5 km de extensão que corta cinco bairros do município. Não é difícil localizar bueiros com esgoto ao céu aberto e também o entupimento com o lixo jogado em plena calçada. Em apenas alguns metros iniciais da avenida dois sofás estavam fazendo parte da paisagem, acompanhados de sacolas de lixo entre as duas faixas da avenida.
As queixas, são recorrentes. Com a lama e o entupimento dos bueiros, a dona de casa Claudia Santos, 47 anos, diz ficar impossibilitada de sair de casa. A iluminação pública também não da segurança aos moradores. “Essa rua em que eu moro é escura e imensa. Há pouca iluminação pública, e isso só dificulta”, afirmou à moradora da rua da areia. Em resposta, a Diretoria de Iluminação Pública, por meio da Prefeitura de Olinda, informa que serão acionadas equipes para a manutenção da iluminação nas transversais da avenida Presidente Kennedy.
Algumas olindenses também reclamam da falta de sinalização para os carros, que acabam causando acidentes. “Depois que fizeram essa reforma nas paradas, ficou muito ruim, muito estreita a via, não tem sinalização correta. É um sinal em cima do outro”, disparou a comerciante Kelma Helena, 32. Ela conta também que as faixas de pedestres não estão sinalizadas corretamente, e pra ela, isso é motivador de atropelamentos.
Começa primeira etapa da obra na Av. Presidente Kennedy, em Olinda
Requalificação da av. Presidente Kennedy, em Olinda, altera itinerários de oito linhas de ônibus
Terceirizados da limpeza de Olinda paralisaram por quatro horas por salários atrasados
O estreitamento da via também dificulta o caminho de ambulâncias. “Quando acontece um atendimento de emergência, o veículo fica com o alerta ligado. Aí, não tem como abrir espaço”, conta a comerciante. Sobre essa questão, a Secretaria de Transportes e Trânsito explica que o ajuste da sinalização está dentro do projeto de reformas da via. Já a Secretaria Executiva de Obras afirma que o estreitamento é temporário, para a execução da drenagem, que deve durar 15 dias em cada trecho.
Um dos pontos principais do bairro, a Feira de Peixinhos é destacada pelo mau cheiro. O lixo que é depositado entre o cruzamento da avenida Antônio da Costa, com a Presidente Kennedy exala forte odor segundo alguns comerciantes. “Ninguém quer comprar nada sentindo esse fedor”, questiona a comerciante Maria de Fátima, 57.
Segundo ela a coleta é feita apenas uma vez ao dia e isso acaba prejudicando o seu comércio. No tocante à coleta de lixo, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos disse que vai avaliar a demanda para, assim, estudar a ampliação de coleta de lixo no local.

