Primeiro-ministro chinês chega à Arábia Saudita para reunião de "alto nível"
Visita do premiê chinês visa "melhorar a cooperação e o intercâmbio comercial" entre Pequim e os países do Golfo
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, chegou nesta terça-feira (10) a Riade, capital da Arábia Saudita, na primeira etapa de uma viagem que o levará aos Emirados Árabes Unidos, informou a agência de notícias estatal do reino.
Li "chegou a Riade para participar da quarta reunião do comitê conjunto sino-saudita de alto nível", informou a agência de notícias oficial saudita SPA.
Leia também
• Israel divulga imagens do túnel em Gaza onde foram achados corpos de 6 reféns
• Debate Kamala versus Trump: como assistir, horário, regras e o que esperar dos candidatos
• Asilo de opositor González na Espanha não inclui filha, genro e netos, que permanecem na Venezuela
Após Riade, o premiê viajará para os Emirados Árabes Unidos. O Ministério das Relações Exteriores da China indicou que a viagem ao Oriente Médio será concluída na sexta-feira.
A Arábia Saudita, um aliado histórico dos Estados Unidos, vem tentando estreitar laços com Rússia e China.
A China representa quase um quarto das exportações de petróleo do reino saudita, o maior exportador desta commodity do mundo.
A visita do premiê chinês visa "melhorar a cooperação e o intercâmbio comercial" entre Pequim e os países do Golfo, declarou à AFP o analista Mohamed bin Saleh al-Harbi.
A China facilitou no ano passado uma aproximação diplomática entre Arábia Saudita e Irã, duas potências regionais.
O gigante asiático também se posicionou de uma forma mais neutra no conflito israelense-palestino do que seu rival Estados Unidos. Pequim defende uma solução de dois Estados e mantém, ao mesmo tempo, bons laços com Israel.
A China também aposta no Oriente Médio como parte das Novas Rotas da Seda, um megaprojeto de infraestrutura lançado na última década pelo presidente Xi Jinping.