Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Diplomacia

Primeiro-ministro do Japão pede continuidade de negociações sobre tarifas impostas pelos EUA

No último dia 7, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou imposição de uma tarifa de 25% sobre "quaisquer produtos" do Japão e da Coreia do Sul enviados ao país

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, fala durante uma coletiva de imprensa na conclusão da Cúpula do Grupo dos Sete (G7) em Calgary, Alberta, CanadáO primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, fala durante uma coletiva de imprensa na conclusão da Cúpula do Grupo dos Sete (G7) em Calgary, Alberta, Canadá - Foto: DAVE CHIDLEY / AFP

O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, se reuniu com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, nesta sexta-feira (18) em Tóquio. No encontro, o japonês pediu pela continuidade das negociações tarifárias para que os dois países cheguem a um acordo, informou a agência japonesa NHK.

No último dia 7, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou imposição de uma tarifa de 25% sobre "quaisquer produtos" do Japão e da Coreia do Sul enviados ao país, a partir de 1º de agosto.

Scott Bessent está em visita ao Japão para participar da Exposição Mundial de 2025 em Osaka. Ele foi recebido por Ishiba no gabinete do primeiro-ministro japonês. A reunião durou cerca de 30 minutos.
 

Principal negociador das tarifas com os Estados Unidos, o ministro da Revitalização Econômica do Japão, Akazawa Ryosei, também participou da reunião. Ele e Bessent posaram para fotos em frente ao pavilhão americano na Exposição Mundial em Osaka.

Após a reunião, Shigeru Ishiba disse a repórteres que solicitou a Bessent a continuidade das negociações com Ryosei com objetivo de um acordo que seja benéfico para as duas nações.

O primeiro-ministro japonês demonstrou otimismo em relação à possibilidade de conversar diretamente com Donald Trump sobre o assunto.

Veja também

Newsletter