Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
México

Trump "precisa de mais informações" sobre luta antidrogas do México, diz presidente mexicana

Troca de declarações ocorre após uma nova ameaça de tarifas de Trump de 30% ao México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, diz que seu governo fará uma revisão das operações contra o narcotráfico, para que sejam conhecidas "tanto pelos americanos quanto pelo governo dos Estados Unidos", afirmouA presidente do México, Claudia Sheinbaum, diz que seu governo fará uma revisão das operações contra o narcotráfico, para que sejam conhecidas "tanto pelos americanos quanto pelo governo dos Estados Unidos", afirmou - Foto: Alfredo Estrella / AFP

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse nesta quinta-feira (17) que seu contraparte americano, Donald Trump, "precisa de mais informações" sobre a luta antidrogas que o governo mexicano tem empreendido.

A mandatária respondeu desta forma ao magnata republicano, que na quarta-feira afirmou que os cartéis de drogas "têm um controle muito forte sobre o México", ao assinar uma lei que endurece as penas para o tráfico de fentanil.

A troca de declarações ocorre após uma nova ameaça de tarifas de Trump de 30% ao México, ao afirmar que o país não tem feito o suficiente para frear o tráfico de drogas para seu território.

Trump "precisa de mais informações sobre o que temos feito, porque sua ideia é que não foi feito o suficiente", declarou Sheinbaum durante sua habitual coletiva de imprensa matinal.

Por isso, seu governo fará uma revisão das operações contra o narcotráfico, para que sejam conhecidas "tanto pelos americanos quanto pelo governo dos Estados Unidos", afirmou.

A mandatária assegurou que seu governo aumentou as detenções e as apreensões de metanfetamina, cocaína e fentanil.

Acrescentou que, apesar disso, os Estados Unidos devem reconhecer o "grave problema de dependência de drogas entre os jovens".

"Nem tudo é Guarda Nacional, nem tudo são os militares; eles precisam reconhecer que possuem um grave problema de consumo de drogas", disse.

Veja também

Newsletter