Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

[Vídeo] Obra de esgoto na rua Imperial muda trânsito no Centro do Recife

Segundo a Compesa, o serviço será executado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e a previsão é que seja concluído em 60 dias

Desvio para obra na rua ImperialDesvio para obra na rua Imperial - Foto: Divulgação/ Compesa

A partir desta quarta-feira (20), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia obras para recuperar umas das principais tubulações que compõem o sistema de esgotamento sanitário do Recife. O serviço começa às 7h e será preciso fazer a interdição total de um trecho de 150 metros da rua Imperial, no bairro de São José, nas imediações da Praça Sérgio Lorêto, próximo à sede do Galo da Madrugada, no Centro.

Os veículos que trafegam pela via devem estar atentos à sinalização no local para realizar o desvio pela rua do Muniz, sentido rua Imperial – essa rua fica localizada do lado direito da Praça Sérgio Lorêto, sentido Centro/Zona Sul. Segundo a Compesa, a obra será executada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e a previsão é que seja concluída dentro de 60 dias.

Para recuperar 140 metros dessa tubulação, que apresenta 1,20 metros de diâmetro e está situado a 2,5 metros de profundidade, a companhia disse que serão investidos R$ 200 mil. Trata-se de uma das primeiras tubulações de esgoto de grande porte do Recife, que transporta o esgoto gerado por vários bairros das regiões central e Norte da capital.

Esse coletor percorre mais de dez bairros do município - São José, Bairro do Recife, Santo Antônio, Ilha do Leite, Boa Vista, Paissandu, Derby, Graças, Espinheiro, Santo Amaro, Campo Grande, Coelhos, Aflitos e Soledade – e é responsável por direcionar o efluente recebido para a Estação de Tratamento de Esgoto do Cabanga, onde é tratado e devolvido ao corpo hídrico.

Entenda as mudanças:


A obra foi dividida para ser executada em várias etapas por conta da extensão do coletor, que possui quase 3 km. A Compesa informou que 330 metros dessa tubulação já foi recuperada na avenida Saturnino de Brito e mais 495 metros na avenida Sul. Com a recuperação prevista para começar nesta quarta, estima-se elevar em até 70% a capacidade do coletor, melhorando o processo de escoamento dos efluentes e, consequentemente, a operacionalidade do sistema.

A obra de recuperação de todo coletor recebe o investimento de R$ 10,5 milhões e está sendo executada pela BRK Ambiental, parceira privada da Compesa no programa Cidade Saneada, que tem como meta recuperar, operar, manter os sistemas existentes, além de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e Goiana. 

Veja também

Newsletter