Aliados de Motta e Alcolumbre admitem dificuldade de reverter veto de Lula a aumento de deputados
Votação apertada na aprovação e rejeição popular ao crescimento do número de cadeiras abrem caminho para manutenção da decisão presidencial
Mesmo com uma parcela de insatisfação no Congresso diante do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao aumento do número de deputados, líderes da Câmara e do Senado próximos aos chefes das Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), avaliam que a tendência é a manutenção da decisão do Executivo, já que o crescimento no número de cadeiras gera divisão mesmo no Parlamento.
Além disso, há o entendimento de que o governo pegou carona em um tema de apelo popular — segundo a Quaest, 85% da população é contra o aumento. Assim, derrubar a medida representaria um desgaste num momento em que o Executivo dá sinais de fôlego com o enfrentamento ao tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O texto passou na Câmara com 270 favoráveis e 207 contrários, dando mostras da divisão. Já no Senado, o placar foi ainda mais apertado: 41 a 33. A quantidade de votos favoráveis foi o número mínimo para passar. O próprio Alcolumbre se sentiu obrigado a votar para garantir a aprovação.
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Agora, líderes do Senado dizem que a tendência é que o placar de apoiadores seja menor que 41. O argumento é de que parlamentares que votaram a favor sofreram desgaste diante da opinião pública e muitos vão rever a posição caso o Congresso analise o veto.
Na Câmara, origem do texto, deputados veem possíveis dificuldades adicionais ao governo em assuntos que já tinham certa resistência. Para líderes próximos a Motta, a posição de Lula representou uma forma de “jogar para a plateia” e surfar na onda de uma pauta impopular.
Uma das pautas que podem ser afetadas é a Medida Provisória do ajuste fiscal. A iniciativa foi elaborada para melhorar o quadro fiscal do governo e aumenta a tributação sobre fintechs, bets e uma série de aplicações financeiras que hoje são isentas de tributos, como a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI). O Congresso resiste a aumentar a tributação sobre todas essas áreas e há uma pressão para excluir principalmente os pontos sobre LCA, LCI e fintechs.
Já na tramitação do projeto do Imposto de Renda, por exemplo, há uma movimentação para alterar o trecho que amplia a tributação sobre quem ganha mais de R$ 50 mil por mês, uma das medidas de compensação da isenção para aqueles que recebem até R$ 5 mil. A ideia é que a renda seja contada de forma anual e não mensal, o que diminuiria a margem para o governo arrecadar.
Do jeito que está hoje, o texto determina que os descontos vão ocorrer mensalmente nas fontes de pagamento, quando for atingido um valor de ganhos superior a R$ 50 mil no mês.
Posteriormente, quando a pessoa física for fazer a declaração do IR, será verificado se o montante recebido no ano todo foi acima de R$ 600 mil. Em caso positivo, se mantém a cobrança proporcional, até o valor de R$ 1,2 milhão no ano. Caso o total seja menor que R$ 600 mil, o governo poderá aplicar uma dedução para a cobrança do IR.
Na noite de quarta-feira, logo após a decisão de vetar ter sido anunciada, Motta já articulou a aprovação de um projeto com impacto de R$ 30 bilhões. A iniciativa remaneja essa quantia do fundo social, abastecido com recursos do pré-sal, para financiar dívidas de produtores rurais. O fundo é destinado originalmente para áreas como educação, cultura e saúde pública. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), reclamou de quebra de acordo.
Guimarães e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, eram contra o veto, mas ficaram vencidos na discussão.
Apesar de assumirem que o clima com o governo pode piorar após o veto, líderes do Congresso ponderam que o tempo de recesso pode ajudar a arrefecer os ânimos. Mesmo com o cenário ainda distante de uma pacificação completa, o líder do maioria na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a decisão de Lula traz benefícios:
— Podemos até ser derrotados nas votações, mas vamos ganhar na disputa política.
Entenda o projeto
O texto foi articulado como uma resposta a uma cobrança do Supremo Tribunal Federal, que pediu à Câmara para reorganizar o número de cadeiras por estado de acordo com os números de habitantes apontados pelo novo Censo. Para que nenhum estado perdesse vaga, foi aprovado o texto que aumenta o número geral de deputados. Com a manutenção do número atual de 513 deputados, Paraíba, estado de Hugo Motta, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e Piauí perdem vagas.
Contrariados com a derrota, a expectativa na Câmara é que, a partir de agosto, na volta do recesso legislativo, temas caros ao governo, como a Medida Provisória (MP) com medidas que aumentam a arrecadação e o projeto que amplia para R$ 5 mil a isenção do Imposto de Renda sejam afetados.
Parlamentares evitam falar em rejeitar as iniciativas, mas dizem que os textos têm agora o potencial de serem mexidos, com mudanças na direção contrária ao que o governo deseja.
Além do veto ao aumento no número de deputados, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a maior parte da elevação do IOF determinada por Lula, após o Congresso ter derrubado integralmente o decreto, também elevou a temperatura.
– Quando você recebe uma renda, que muitas vezes vem da empresa, de 50 mil, você não vai ter isenção, mas você pode estar recebendo 30 mil todo mês e quando chega o mês que tem um lucro maior, sobre esse lucro você vai pagar um valor maior e isso não é justo. Estamos emendando para que garanta que o micro e pequeno empreendedor possam ter esse valor anualizado, para que você possa fazer esse cálculo anualizado para não ter perda. Você faria a declaração e a Receita vai te ressarcir, mas vai te ressarcir um ano depois – disse o deputado Luiz Gastão (PSD-CE).
Mesmo deputados que votaram contra o aumento no número de deputados dizem que o veto contribui para um desgaste na relação entre governo e o Poder Legislativo.
– No caso do aumento do número de deputados, eu votei pelo não aumento. O veto do presidente vai ao encontro de um sentimento que acho que é majoritário na população e que foi meu voto, mas eu não sei qual o compromisso que ele assumiu com o presidente Davi e o presidente Hugo. Palavra é tudo. Não vou julgar a relação de terceiros quando não sou parte dessa relação, mas política é confiança. Não sei se houve uma quebra na relação de confiança entre o presidente e os presidentes das duas Casas.

