Lula conversa por telefone com Boric após cancelamento da Celac e crise dos deportados com Trump
Encontro foi cancelado com a superação do impasse entre os presidentes dos EUA e o da Colômbia, Gustavo Petro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira, um telefonema do presidente chileno, Gabriel Boric, para tratar sobre integração da América Latina e o Caribe.
Segundo Lula, ambos os chefes reforçaram a importância do trabalho conjunto dos países da América Latina "no atual contexto, tendo em vista os desafios históricos de combater as desigualdades e promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável", escreveu no X.
Recebi o telefonema do presidente do Chile, @GabrielBoric, para tratar de temas de interesse dos nossos países. Reforçamos a importância de trabalhar pela integração da América Latina e o Caribe no atual contexto, tendo em vista os desafios históricos de combater as desigualdades…
— Lula (@LulaOficial) January 29, 2025
A conversa entre Lula e Boric ocorre após o cancelamento da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para discutir migração, convocada para quinta-feira (30) em Honduras.
Leia também
• Honduras anuncia plano para atender migrantes deportados pelos EUA
• Reunião da Celac é cancelada após superação de atrito sobre imigrantes entre EUA e Colômbia
• Sheinbaum confirma presença em reunião da Celac e vê acordo Colômbia-EUA como positivo
O encontro foi cancelado com a superação do "impasse" entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Colômbia, Gustavo Petro.
A presidente hondurenha, Xiomara Castro, havia convocado no domingo uma reunião "urgente" da Celac para tratar dos temas de "migração", "unidade latino-americana e caribenha" e "meio ambiente".
Lula e Boric também conversaram sobre a preparação de um encontro de líderes em defesa da democracia, que será sediada pelo Chile.