Saiba quem é Aldecyr Maldonado, vereador assassinado em São Gonçalo
Cici, como era conhecido, começou na política nos anos 1990, mas só agora estava em seu primeiro mandato. Ele foi assassinato na porta de casa
Horas antes de ser morto na porta de casa, o vereador Aldecyr Maldonado (PL), de 61 anos, cumpria a agenda do dia, que incluíram visita ao barbeiro e acompanhamento de pontos de um dos projetos urbanísticos de São Gonçalo, ao lado do vice-governador do Rio de Janeiro. O parlamentar, conhecido como Cici Maldonado, foi baleado na noite desta terça-feira, no Porto da Madama, no município. Ele deixa esposa e três filhas.
Maldonado foi nascido e criado no bairro do Gradim, em São Gonçalo. Durante sua vida escolar, passou por instituições públicas. Profissionalmente, primeiro trabalhou numa empresa, por 13 anos, e depois optou por montar o próprio negócio.
Somente na última eleição conseguiu seu primeiro mandato como vereador, ao concorrer pelo Partido Liberal (PL) e receber 2.425 votos. Maldonado assumiu em 2021.
Uma de suas últimas atuações na Casa foi nessa terça-feira (7), com a apresentação do projeto de lei Nº 265/2023, primeiro dia que entrou em pauta, que visa criar o Programa de Preservação e Revitalização e considera como Patrimônio Imaterial os Campos de Futebol de Várzea no âmbito do município. No texto, diz que considera o "futebol de várzea atividade de grande valor histórico e cultural" de São Gonçalo.
Leia também
• Vereador Aldecyr Maldonado, de São Gonçalo, é assassinado a tiros
• Diretor de prisão de segurança máxima na Guatemala é assassinado a tiros
Na Câmara dos Vereadores de São Gonçalo, Maldonado era membro da Comissão de Defesa Civil, vice-presidente da Comissão de Justiça e Redação e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos.
No perfil do vereador no Instagram, nos stories, ao longo da terça-feira foram publicados momentos da agenda dele no município. Primeiro, um corte de cabelo com um amigo de longa data. Em seguida, falou com empresários da região. Mandonado também publicou a recepção ao vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, que acompanhou o projeto em pontos importantes do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), que promete uma série de intervenções urbanísticas no município.
Vida política
A entrada na vida política aconteceu de forma gradual. Em 1996, começou a atuar como um dos articuladores da ex-prefeita Aparecida Panisset. Eleita vereadora, Maldonado passou a trabalhar como seu assessor. Em 2004, Cici ele se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mas não foi eleito.
Em 2006, Maldonado concorreu ao cargo de deputado estadual, pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), e ficou como suplente. Dois anos depois, voltou a tentar se eleger como vereador, pelo Partido Social Cristão (PSC), quando ficou como primeiro suplente. Neste ano, o vereador eleito Josias Muniz deixou o cargo para ser secretário e Cici assumiu o mandato, que se manteve até 2010, quando o parlamentar retornou ao legislativo.
Em 2012, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Maldonado concorreu mais uma vez como vereador, chegou a assumir o mandato, exercido por 30 dias, mas teve que sair após uma decisão do TRE apontar que um dos partidos que fazia parte da coligação não cumpriu o coeficiente indicado para o número de mulheres.
Dois anos depois, Cici se candidatou ao cargo de deputado estadual, pelo Partido Social Liberal (PSL), e ficou como suplente. Em 2015, assumiu o mandato por conta do afastamento do vereador Amarildo Aguiar. No ano seguinte, saiu para disputar as eleições, e não foi eleito.

