Duas ideias para inovar nos drinques de final de ano
Receitas reúnem significados como união e renovação
A versatilidade da coquetelaria permite criações que fogem do comum. Tanto que o BCB São Paulo, feira de destilados para bartenders, convidou dois especialistas para propor drinques para as festas de Réveillon, a bartender e consultora argentina, Chula Barmaid, e o bartender, consultor e pesquisador de cultura alimentar, Maurício Campos. O objetivo é apresentar novas possibilidades para quem busca alternativas ao tradicional espumante.
Leia também
• Aprenda a fazer 'Encanto de Laranja'
• Aprenda a fazer um salpicão com creme de castanhas
• Aprenda a fazer um pudim de nozes no liquidificador
Vinhos: leveza, cores e sabores
Residente no Equador, Chula conhece os diferentes perfis de consumo dos brasileiros. Ela trabalhou em um conceituado estabelecimento paulistano entre os anos de 2018 e 2021. Para as comemorações de fim de ano, aposta na diversidade das cores e sabores no chamado Tinto Verão. Ele mistura os fermentados de uva com frutas cítricas como morango, tomate e laranja.
Cachaça: renovação e misticismo
Já o bartender Maurício Campos percorreu o País pesquisando a cultura alimentar. Estabeleceu-se em Fortaleza (CE), onde tem criado coquetéis que levam como ingredientes produtos do bioma da Caatinga. Alguns deles, representantes da cultura indígena. Com base nisso, criou uma receita indicada para o Réveillon: o drinque chamado Luar. Segundo o profissional, a proposta, que tem a ver com a renovação das energias para o próximo ano, é preparada com cachaça, mocororó - um fermentado de origem indígena - e água tônica e, na decoração, castanhas de caju.
Tinto Verão
- Vinho tinto (750 ml)
- 10 tomates cereja cortados em rodelas
- 10 morangos maduros fatiados
- 2 laranjas bahia cortadas em rodelas
- 100ml de xarope simples.
Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes em uma jarra de 1 litro, deixe macerar durante 2 horas. Acrescente gelo e alguns ramos de canela para finalizar.
Luar
- Cachaça (30 ml)
- Mocororó (50 ml) ou Vinho de Caju
- Completar com Água Tônica
- Copo: Long Drink.
- Decoração: Castanhas de Caju.
Modo de Fazer: Coloque gelo no copo, juntamente com a cachaça e o mocororó. Depois é só acrescentar água tônica e mexer suavemente com a bailarina ou colher de bar. Para finalizar coloque 3 castanhas de caju como decoração por cima do gelo.

