Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

"A gente vai fazer do Recife a capital do Minha Casa Minha Vida”

Afirmação é do superintendente da Caixa em Pernambuco, Marcelo Maia

Senador Humberto Costa; secretário Felipe Cury; e o superintendente da Caixa, Marcelo MaiaSenador Humberto Costa; secretário Felipe Cury; e o superintendente da Caixa, Marcelo Maia - Foto: Édson Holanda/Prefeitura do Recife

Representante do governo federal no início das obras do Habitacional Carangueijo-Tabaiares, o superintendente da Caixa Econômica em Pernambuco, Marcelo Maia, mostrou a relação afinada entre a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a do prefeito João Campos (PSB). "A gente vai fazer do Recife a capital do Minha Casa Minha Vida", asseverou.

A construção do residencial, esperada há décadas pela comunidade localizada entre os bairros de Afogados e Ilha do Retiro, na Zona Oeste da cidade, compreende 280 apartamentos, com 50 metros quadrados, em média, distribuídos em nove blocos. Pelo menos 1.400 pessoas devem ser contempladas

“Essa obra é a realização de uma vida melhor para milhares de pessoas e uma grande intervenção de urbanização social, com empreendimentos localizados em áreas dotadas de boa infraestrutura”, afirma o secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury.

O investimento de R$ 53 milhões é partilhado entre os dois governos. Maior parte da União. O terreno foi doado pela prefeitura, após um processo de desapropriação. Localizado em área de mangue, o solo foi outro entrave. A prefeitura custeou R$ 5 mil por apartamento para que a fundação do imóvel seja feita com segurança.

"O entorno é cheio de edifícios altos. Por que a comunidade não poderia ter também um prédio digno pra morar?", questionou o prefeito João Campos na assinatura da ordem de serviço, na quarta-feira à noite.

Oito projetos já estão aprovados, totalizando 1.900 moradias, incluindo as de Tabaiares. A Prefeitura do Recife apresentou outros 15 terrenos para avaliação da Caixa, dentro do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). "Hoje é um dia que nos mostra a certeza de que muitas outras obras vão começar em breve, para que a gente possa ter tantas outras comunidades atendidas", apontou o superintendente da Caixa.

“Com a obra, estamos cumprindo um dos objetivos principais das ZEIS, que é a promoção da habitação social e a realocação de famílias ocupantes de áreas de risco ou não edificantes. Caranguejo Tabaiares é uma área muito emblemática, que terá também obras de urbanização integrada do território”, destaca Cury.

Veja também

Newsletter