Alepe aprova nomeação do Complexo do Fragoso em homenagem a Armando Monteiro Filho
Aprovação ocorreu na terça-feira (14)
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou na terça-feira (14) o projeto de lei que dá o nome de Complexo do Fragoso - Armando Monteiro Filho ao conjunto de obras de infraestrutura para o canal e entorno do Fragoso, em Olinda.
“A escolha do nome de Armando Monteiro Filho é uma justíssima homenagem a uma figura ilustre da história de Pernambuco e do Brasil, tanto no setor público como no meio empresarial. É um reconhecimento ao seu legado, que sempre buscou soluções para o desenvolvimento regional e o bem-estar da população”, justificou o autor da proposta, o deputado estadual Antônio Moraes (PP).
A iniciativa abrange o próprio canal e todas as obras do seu entorno, incluindo duas lagoas de retenção, três conjuntos habitacionais, praças e sistema viário que contorna toda a área. As obras, realizadas pelo Governo do Estado, visam mitigar os riscos de alagamentos recorrentes na região, beneficiando bairros como Ouro Preto, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Casa Caiada e Rio Doce, nas cidades de Olinda e Paulista.
Leia Também
• Obra do Canal do Fragoso, em Olinda, recebe vistoria do ministro Rui Costa
• Parceria entre Lula e Raquel em destaque na visita ao Canal do Fragoso
• Alepe discute andamento das obras do Rio Fragoso em Audiência Pública
As obras, que possuem investimento total estimado em R$ 5 milhões, tem conclusão prevista para junho de 2026. O Complexo do Fragoso inclui cerca de 2 quilômetros de canal, um viaduto, quatro pontilhões e 6 quilômetros de vias marginais, além de serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação e paisagismo.
Nascido em 11 de setembro de 1925 no Recife, e falecido em janeiro de 2018, Armando Monteiro Filho é reconhecido até hoje por seu perfil conciliador e sua integridade. Foi deputado estadual, deputado federal e ministro da Agricultura e Pecuária no governo do presidente João Goulart, período em que deixou contribuições significativas, como o Fundo Agropecuário, o novo Código Florestal e um projeto de Reforma Agrária para o país. Além da atuação política, Armando Monteiro Filho se destacou como líder empresarial, presidindo organizações e promovendo o fortalecimento da indústria brasileira.



