Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Alepe celebra 55 anos do Instituto Padre Luís Cecchin em sessão solene proposta por Henrique Filho

Homenagem destacou legado de acolhimento e transformação social iniciado pelo padre italiano em 1970

Foto: Felipe Souto Maior

Leia Também

• PCdoB reúne lideranças em Recife para debater desafios da conjuntura política

• Recém filiado ao PRD, Junior Matuto se reúne como o presidente estadual do partido

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu, na noite desta quinta-feira (21), uma sessão solene em homenagem aos 55 anos do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC). A cerimônia, marcada por emoção e reconhecimento, celebrou a trajetória da instituição fundada em 1970, em Limoeiro, pelo missionário italiano padre Luís Cecchin, com apoio das Irmãs Franciscanas de Maristela.

A iniciativa partiu do deputado estadual Henrique Filho (Requerimento 3476/25), que exaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Instituto ao longo de mais de cinco décadas. Atualmente, o IPLC atende direta e indiretamente cerca de 1.700 pessoas, oferecendo serviços como creche, jardim de infância, lares substitutos, cursos profissionalizantes, projetos de economia solidária e programas voltados a famílias, jovens e idosos.

“O que começou como uma resposta emergencial à miséria se transformou em um farol permanente de esperança e transformação social. Esta homenagem é o reconhecimento de Pernambuco a uma obra que honra o legado do padre Luís Cecchin. Tenho a alegria de ser parceiro dessa instituição em diversas ações do meu mandato”, afirmou Henrique Filho.

A solenidade aconteceu em um momento simbólico: no último 6 de fevereiro, a Diocese de Nazaré abriu oficialmente a Causa de Beatificação e Canonização do padre Luís Cecchin, reforçando a dimensão espiritual e social de sua obra.

Compromisso

Durante a cerimônia, o diretor-presidente do Instituto, padre Adelmo Cagliari, recebeu a placa comemorativa entregue pelo parlamentar e destacou a importância da parceria entre a sociedade civil e o poder público.

“Venho a esta tribuna agradecido pela oportunidade de sermos voz dos que não têm voz. Não trago apenas números, mas o pedido para que esta Casa continue olhando com carinho para as causas sociais. Acreditamos que, juntos, poder público e sociedade civil, podemos construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. O primeiro passo já foi dado com a destinação de duas emendas parlamentares, uma delas do deputado Henrique Filho, fundamentais para fortalecer nosso trabalho”, disse o padre.

Ele lembrou ainda que, por meio de emendas parlamentares, o Instituto conseguiu oferecer cursos de profissionalização e qualificação para mais de 190 mulheres, em parceria com a Secretaria da Mulher.

Coral 

O evento também foi marcado pela apresentação de um coral formado por crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto, regidos pelo maestro Aldemir Freire. Dois ônibus levaram estudantes, professores e integrantes da entidade de Limoeiro até Recife, reforçando o clima de união comunitária em torno da homenagem.

Estiveram presentes o vice-diretor do IPLC, José Wilton; o vereador de Limoeiro José Higino, representando a Câmara Municipal; o ex-vereador Daniel do Mercadinho; a servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco e gestora do CEJUSC Limoeiro, Mirella Duarte; além do advogado André Quirino, representando a sociedade civil.

 

Veja também

Newsletter