Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Álvaro Porto diz não ter interesse em assumir o governo e faz um gesto ao presidente do TJPE

Presidente da Alepe vai viajar e Ricardo Paes Barreto comandará o Executivo entre os dias 24 e 28

Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro PortoPresidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto - Foto: Gabriel Larpovítera/Arquivo/Alepe

Adversário da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), abriu mão de assumir o governo de Pernambuco do dia 24 ao dia 28 deste mês.

Quem assumirá o Executivo estadual será o preferido da governadora, o presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Ricardo Paes Barreto, como anunciou em primeira mão o Blog do Elielson

 A governadora está em viagem internacional desde a terça-feira (14) e a vice deve acompanhá-la a partir do dia 24.

 
 

"Não tenho o menor interesse em assumir o governo do estado neste momento. Além disso, fui procurado pelo presidente do TJPE, com quem mantenho uma relação muito boa, e fiz esse gesto quando ele me consultou", afirmou o presidente da Alepe, acrescentando que mantém com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública uma relação institucional boa e de muito respeito.

Segundo a governadora em exercício, Priscila Krause, não havia qualquer rejeição ao nome de Álvaro Porto, mas foi uma forma de prestigiar o presidente do TJPE.

"Não afastamos ninguém. Nós estamos aqui para unir e trazer para junto", declarou na noite desta quarta-feira, durante homenagem ao ex-senador Jarbas Vasconcelos, na abertura do REC'n'Play, festival de tecnologia e inovação que ocorre até sábado (18), no Bairro do Recife.

Com a atitude, o presidente da Assembleia Legislativa será obrigado a se ausentar do estado, para que seja cumprido o artigo 82 da Constituição do Estado de Pernambuco:

“A governadora será substituída, em caso de impedimento, e sucedida, no de vaga, pela vice-governadora, e, na falta deste, pelo presidente da Assembleia Legislativa e, na falta de ambos, pelo presidente do Tribunal de Justiça”, diz a lei. 

A substituição deve ocorrer sempre que a governadora se ausentar, a partir de 15 dias, do território estadual não apenas do país.

Internacional
Raquel Lyra viajou para a China na terça-feira (14) na tentativa de fechar acordos comerciais e saber da possibilidade de operações de crédito. De lá, segue para a Dinamarca, onde Priscila Krause vai se incorporar à comitiva.

A governadora viajou com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho; Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro; e de Comunicação, Rodolfo Pinto.

As secretárias-executivas de Imprensa, Dani Brito, e de Relações Internacionais, Rayane Aguiar, além do presidente do Porto de Suape, Armando Bisneto, também participam da viagem.

Veja também

Newsletter