Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Amupe alerta para perda de R$ 500 milhões dos municípios se projeto for aprovado na Alepe

Associação pede que CCLJ da Casa de Joaquim Nabuco reavalie propostas em discussão

Amupe alerta para perdas dos municípios com avanço de projetos de isenção do IPVA na AlepeAmupe alerta para perdas dos municípios com avanço de projetos de isenção do IPVA na Alepe - Foto: José Bonifácio Lira/Divulgação

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) manifestou preocupação com a tramitação de projetos de lei na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que propõem inseções no imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com a nota divulgada pela Associação, os impactos sobre a arrecadação dos municípios pernambucanos poderão gerar um rombo supérior a R$ 500 milhões por ano. 

O IPVA tem a arrecadação dividia entre estado e municípios. Dessa forma, alterações como as propostas podem alterar a disponibilidade de recursos disponíveis para investimentos das prefeituras. Segundo a Amupe, muitas cidades utilizam esses recursos para manter serviços básicos essenciais para a população, como saúde e educação. 


A Amupe reforça que não é contra a criação de uma legislação que promova justiça tributária e inclusão social, mas lembrou que essas medidas precisam ser pensadas com responsabilidade fiscal e diálogo federativo, considerando os impactos entre os entes municipais

O documento divulgado reforça a posição contrária da Associação à tramitação dos projetos e apela para que a Comissão de Constituição Legislação e Justiça reavalie as propostas em discussão. 
 
"Diante disso, a Amupe reforça o pedido para que a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe reavalie as propostas em discussão, ouvindo os gestores municipais e considerando alternativas que não comprometam a sustentabilidade financeira dos municípios. Os prefeitos e prefeitas de Pernambuco permanecem abertos ao diálogo, em defesa de um pacto federativo equilibrado e de uma gestão pública que garanta dignidade aos pernambucanos e pernambucanas", diz o trecho final da nota.
 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Newsletter