Antônio Moraes elogia ações do governo estadual na segurança pública e sai em defesa de Raquel
Deputado esteve presente em formatura de 423 novos policiais civis ao lado da governadora
O deputado estadual Antônio Moraes (PP) participou da solenidade da formatura de 423 novos policiais civis do estado, nesta segunda-feira (10), no Centro de Convenções, e elogiou as ações realizadas pela governadora Raquel Lyra (PSD) nos primeiros dois anos e meio da sua gestão na área da segurança pública em Pernambuco.
O novo efetivo da Polícia Civil, formado por 51 delegados, 231 agentes e 141 escrivães começa a atuar ao longo desta semana. Antônio Moraes lembrou que a previsão é de que, até 2026, o programa Juntos pela Segurança deve assegurar o ingresso de mais de sete mil novos profissionais, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares, com um investimento superior a R$ 1 bilhão.
“Esse é um governo que tem investido em todas as áreas. Mas, principalmente, na segurança pública. A situação está cada vez mais satisfatória e os números demonstram que, com os investimentos que vêm sendo realizados por Raquel Lyra, os índices de criminalidade estão cada vez mais em declínio. Mesmo assim, é importante ressaltar que essa melhora demanda tempo”, disse.
O parlamentar também relembrou que houve aumento no efetivo da Polícia Militar nos últimos dois anos, e afirmou que é existe a necessidade de haver reforços na Polícia Civil, com a nomeação de novos escrivães, agentes e delegados para fortalecer as investigações, que começam após o trabalho da PM.
“O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, já informou que vai convocar a segunda turma de formandos da Polícia Civil. Com a conclusão desse ciclo, somado aos reforços na PM, os novos equipamentos adquiridos e os benefícios concedidos, como o fim das faixas salariais, o pagamento em dia dos salários e a melhoria dos incentivos, eu prevejo uma melhoria ainda mais significativa na segurança pública até 2026”, afirmou Moraes.
Leia Também
• Antônio Moraes afirma que CPI não terá resultados e aposta em virada de Raquel
• Eduardo da Fonte e Antônio Moraes cobram ao governo do estado a duplicação da PE-90
• Para o deputado Antônio Moraes, a oposição na Alepe nunca foi tão radical
Defesa
O deputado saiu em defesa da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause, afirmando que ambas, por serem mulheres, enfrentam atos de discriminação. Ele aproveitou ainda para alfinetar a oposição.
“É claro que eles continuam criticando, falando em índices de criminalidade que não existem, quando, na verdade, deveriam ajudar mais o Estado, e não tentar atrapalhar quem quer trabalhar pelo povo”, declarou.
Antônio Moraes ressaltou que a criminalidade é um problema nacional, e que, ao contrário de outros estados, Pernambuco tem enfrentado a questão de uma forma, segundo ele, mais competente.
“O importante é que os índices têm indicado uma redução consistente mês a mês no estado. Agora, sabemos que a violência está intrinsecamente ligada a diversos outros fatores sociais, e as melhorias não dependem apenas da atuação policial, mas também da elevação da qualidade de vida da população. E isso exige uma integração com outras secretarias e o engajamento do governo federal, dos ministérios e de diversas outras áreas, visando a estabilidade nacional”, concluiu.



